Workshop de Educação em Engenharia de Minas

Evento foi realizado paralelamente ao 26º Encontro de Tratamento de Minérios e Metalurgia
Professora Carolina apresenta como é a experiência de ensino do curso de Engenharia de Minas em Poços de Caldas

O 1º Workshop de Educação em Engenharia de Minas foi realizado no Palace Hotel, em Poços de Caldas, no dia 21/10. O evento foi paralelo ao 26º Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (ENTMME) e teve como tema “Rumos da Engenharia de Minas no Brasil”. O objetivo foi reunir professores, pesquisadores e estudantes para uma discussão sobre o ensino na área de mineração e seus desafios.

Organizado pela comissão do 26º ENTMME, o workshop foi coordenado pela professora Carolina Del Roveri e teve colaboração do professor Luiz Carlos Rusilo, ambos da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas. Carolina afirmou que há muitos eventos de educação em engenharias, mas nenhum específico para engenharia de minas e por isso é tão importante abrir espaço para discutir o tema. “A grande maioria dos professores que trabalham com ensino de engenharia não possuem formação em Educação. Daí a dificuldade em alcançar um nivelamento do ensino nos cursos”, lembrou a professora que apresentou “A proposta da engenharia de minas como curso de segundo ciclo na UNIFAL-MG”.

O evento, que teve inscrições gratuitas, foi uma sugestão do professor do curso de engenharia de minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Carlos Alberto Pereira. Professor há mais de 20 anos, Carlos atuou também como engenheiro durante 12 anos no Amazonas e escolheu ministrar no workshop uma palestra sobre o “Diagnóstico do curso de engenharia de minas da UFOP”. Segundo ele, atualmente há mais cursos de engenharia de minas no Brasil, mas ainda falta muito espaço para discussão sobre o ensino, para que exista uma interação entre os cursos: “Nós precisamos ter em mente que é preciso melhorar o ensino e proporcionar maior mobilidade para os estudantes, só assim haverá troca de conhecimento. As instituições devem trilhar um caminho comum, não agindo separadamente todo o tempo”.

Além das palestras também aconteceram apresentações de trabalhos sobre experiências de ensino, pesquisa e extensão em engenharia de minas. A aluna do curso de doutorado em engenharia de minas da UFOP, Francielle Camara Nogueira, veio apresentar o projeto “Cultura, Educação e Arte para crianças: formação de cidadãos na UFOP”. Premiado no 13° Congresso Latino Americano de Extensão Universitária, que aconteceu em junho, em Havana, Cuba, o projeto é multidisciplinar e envolve estudantes de ciências humanas, exatas e biológicas. Por meio de atividades lúdicas como bingo, reciclagem, fotografia e educação patrimonial, os universitários transmitem conhecimentos específicos para crianças de Ouro Preto. De acordo com Francielle, os graduandos aprendem também, pois é um momento em que eles saem do foco técnico e aprendem a se relacionar melhor tanto com as pessoas quanto com o meio ambiente, com o social. Entretanto, a doutoranda lembra que executar projetos de extensão em engenharias pode ser complicado: “A maior dificuldade é conseguir o envolvimento dos professores, pois para eles é mais fácil fazer pesquisa. No meu departamento de 18 professores apenas 4 trabalham com extensão”.

Vale mencionar que professores e estudantes do curso de engenharia de minas da UNIFAL-MG, desenvolvem há 1 ano o projeto de extensão “Clube de Mineralogia”, que prevê ações na comunidade poçoscaldense – como exposições e visitas ao campus universitário – a fim de transmitir noções de mineralogia para crianças e adultos. A primeira imersão da comunidade na Universidade aconteceu também na quarta-feira quando estudantes da escola Pio XII tiveram a oportunidade de conhecer sobre as rochas do planalto da região.

Informações e fotos: Luciana Costa de Resende, jornalista do evento