3º Encontro de Ensino de Geografia

Evento reuniu ex-alunos, estudantes e professores da UNIFAL-MG e da rede básica de ensino

Sob a coordenação da professora do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da UNIFAL-MG, Sandra de Castro de Azevedo, os alunos do 8º período do curso de Geografia, egressos e professores da rede pública de educação, realizaram o 3º Encontro de Ensino de Geografia, que teve como tema: “Geografia Escolar: concepção de educação e metodologias ativas de ensino”. A edição deste ano aconteceu nos dias 20 e 21/11,  na Unidade Educacional Santa Clara, em Alfenas-MG e foi promovido pelo Núcleo de Ensino e Prática de Pesquisa em Geografia (NEPPEG).

O evento tem como objetivo debater, construir e apresentar propostas para a "Educação", "Formação de Professores" e o "Ensino de Geografia". Entretanto, dessa vez, as discussões se voltaram para a reflexão das concepções educacionais que perpassam a atuação docente, na medida em que suas metodologias contribuem para tornar a escola e o ensino espaços de possibilidades de transformação da realidade. Dessa forma,  o evento congregou professores da UNIFAL-MG, da rede básica de ensino (pública e privada), graduandos e egressos do curso de Geografia-Licenciatura, além da comunidade estudantil.

A solenidade de abertura foi realizada com a presença da pró-reitora adjunta de extensão, Profa. Ana Rute do Vale, do diretor do ICN, Prof. Flamarion Dutra Alves, do vice-coordenador do curso de Geografia-Licenciatura, Prof. Daniel Bando Hideki e pela coordenadora do evento, Profa. Sandra, que prestigiaram as apresentações culturais e musicais dos estudantes de Geografia.

Palestras

No primeiro dia, o encontro contou com a palestra ministrada pelo Prof. Paulo Roberto Magalhães (SME/SP), que abordou o tema: “A arte de ocupar espaços educativos nos espaços urbanos”. O professor mostrou resultados do projeto que envolve aulas públicas realizadas por ele e outros professores, no centro de São Paulo (SP), com alunos da escola municipal em que atua. Renovando as esperanças na luta por uma educação de qualidade Paulo mostrou que, com determinação e empenho na prática docente, é possível fazer um trabalho transformador.

No segundo dia, o professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), André Sena Mariano, proferiu a palestra: “Perspectivas Críticas para a formação de professores”, que provocou inquietação sobre a formação inicial docente e os cursos de licenciaturas ao relacionar teóricos da educação com a realidade do sistema educacional brasileiro.

Além disso, como resultado de práticas de metodologias ativas na mediação do conhecimento, os alunos do 8º período do Curso de Geografia apresentaram seus trabalhos - resultantes da disciplina de Laboratório de Ensino de Geografia (LEG-IV) - nas mesas de relatos de experiências. As apresentações foram mediadas por alunos egressos do curso, o que oportunizou a possibilidade de discussão entre os presentes a respeito de suas ações enquanto estagiários nas escolas.

Por fim, o encontro também procurou fortalecer e estimular a pesquisa sobre o Ensino de Geografia, por meio de uma mesa-redonda, mediada pela Profa. Sandra, na qual os alunos mostraram o desenvolvimento de projetos já concluídos.

Vale lembrar que, com histórico de pesquisas, proposições e contribuições trazidas ao ensino de Geografia, o NEPPEG comemora 2 anos de atividade e reafirma o papel de continuar a colaborar para a formação de professores, reforçando aspectos e práticas que permitem compartilhar experiências, e crescer por meio de trocas significativas para o processo de educação.

Galeria de imagem

Com informações e fotos: Comissão organizadora do 3º Encontro de Ensino de Geografia