Em jornada, alunos de Ciências Biológicas trocam experiências com profissionais

Evento na UNIFAL-MG contribuiu para a formação dos estudantes

“Meio ambiente, Agroecologia e Saúde” foi o tema da 5ª edição da Jornada de Biologia (JoBio) realizada na UNIFAL-MG, no mês de novembro. O evento reuniu acadêmicos e profissionais em atividades como apresentação de painéis, palestras, minicursos e mesas-redondas.

Sob a coordenação dos professores Sandro Barbosa e Marcia Cristina Bizinotto de Assunção, a jornada oportunizou troca de experiências com profissionais e pesquisadores, aos alunos dos cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado) e Ciências Biológicas (Licenciatura), abrindo possibilidades para a realização de estágios e ingresso aos programas de pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu oferecidos pela Instituição.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos coordenadores do evento, Prof. Sandro e Profa. Marcia, que dividiram a mesa de honra com a pró-reitora de Graduação, Profa. Lana Ermelinda da Silva dos Santos; com a pró-reitora adjunta de Extensão, Profa. Ana Rute do Vale; com o diretor do Instituto de Ciências da Natureza, Prof. Flamarion Dutra Alves; com o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, e com o coordenador do curso de Ciências Biológicas a distância, Prof. Plinio Rodrigues dos Santos Filho

Na oportunidade, Prof. Sandro Barbosa ressaltou a relevância do evento para a formação dos estudantes, lembrando as temáticas propostas. O coordenador da 5ª jornada também agradeceu aos alunos que participaram da Comissão Organizadora, contribuindo para o sucesso da realização de mais uma edição. Os demais integrantes da mesa parabenizaram a organização e também destacaram a importância da jornada para a integração dos estudantes de graduação e profissionais.

O convidado para a palestra de abertura foi o professor Rodrigo Lopes Ferreira da UFLA, que abordou o tema “Explorando a biodiversidade na escuridão: Avanços e perspectivas em Biologia subterrânea no Brasil”. De 08 a 10/11, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre “Polinização em Agroecossistemas”, interagir com colegas nos minicursos sobre “Microbiologia e a microbiota humana”, “Construção de modelos didáticos no ensino da Biologia”, “Introdução à Biologia Subterrânea” e “Métodos da análise de expressão gênica aplicados a plantas” e, ainda, discutir “Agroecologia” e “Bioética”. Entre outros temas em debate nos três dias de evento, os organizadores incluíram palestras sobre “A nova proposta curricular para a Licenciatura em Biologia”, “Panorama e valorização de resíduos sólidos no Brasil”, “Perspectivas e o dia a dia de um biólogo-pesquisador de campo” e “Fisiopatologia da sepse e suas consequências”.