“Coleções criam Conexões” é o tema abordado na VI Semana Nacional de Museus da UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email
Conferência de abertura foi ministrada pela vice-presidente do Conselho Internacional de Museus - ICOM

O Museu da Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG - MMP promoveu na noite desta segunda-feira, 12/05, no auditório Dr. João Leão de Faria, a abertura da VI Semana Nacional de Museus na Instituição.

Após a apresentação do grupo vocal Madrigal Renascentista, a mesa de honra foi composta pelo reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, pela vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, pela diretora do Museu de Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG, a museóloga Luciana Menezes de Carvalho, pelo vice-diretor do Museu, Prof. Claudio Umpierre Carlan e pela conferencista convidada, a vice-presidente do Conselho Internacional de Museus, Profa. Tereza Cristina Moletta Scheiner.

Participaram também do evento de abertura, os palestrantes internacionais: Gevorg  Orbelyan, museólogo e vice-diretor do Museu de História de Yerevan, Armênia; e Damon Monzavi, diretor de Marketing do Museu de Gema, Irã.

Apresentando a Semana, Luciana, falou da satisfação de realizar mais uma Semana Nacional na Universidade, explicando que o evento faz parte das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, que tem como objetivo integrar democraticamente o trabalho das instituições museológicas brasileiras.

Em seguida, a museóloga também comentou sobre o tema da Semana: Museus e Patrimônios: As Coleções criam Conexões. “Essa temática, que é escolhida pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, nos faz refletir sobre a tradicional missão dos museus de conservar, criando conexões, que visam a sua própria inovação e desenvolvimento cultural da sociedade. Segundo o ICOM, na atualidade, esta relação museu e público tem sofrido grandes mudanças, por meio de diferentes abordagens e tecnologias, levando inclusive os museus, a repensarem sua missão tradicional e encontrar novas estratégias mais acessíveis aos diferentes públicos.”

Em sua fala, o vice-diretor do MMP, Prof. Carlan, ressaltou o trabalho dos museus. “É impossível fazer a reconstrução da História sem o apoio dos museus. As conexões museólogas estão ligadas diretamente à História”, afirmou.

A vice-reitora, Profa. Magali, agradeceu a organização e os convidados, falou sobre a programação do evento e desejou ótimo trabalho a todos. “Em nome da Reitoria da Universidade Federal de Alfenas, nós congratulamos a VI Semana Nacional de Museus na UNIFAL-MG e gostaríamos de desejar uma semana de grande proveito”, manifestou.

Prof. Paulo Márcio saudou os presentes, agradeceu aos convidados e falou sobre a importância da realização da Semana, especialmente, no ano do Centenário da UNIFAL-MG. Em discurso, o reitor também enfatizou o tema do evento. “De fato, no mundo globalizado, hoje, cada vez mais as conexões são importantes, e as universidades têm feito um esforço grande para essa interação através das suas conexões, que trazem em si o aspecto da interdisciplinaridade, ou seja, de uma conexão criada que permite diferentes abordagens”, comentou.

Conferência “Museus e Patrimônios: As Coleções criam Conexões”

A conferencista da noite, a  vice-presidente do Conselho Internacional de Museus - ICOM, Profa. Tereza Scheiner, explanou sobre o tema escolhido este ano para o evento. “Para os especialistas em museus, para o campo da museologia, como campo teórico e como campo prático, nós podemos desdobrar a ideia de coleção e de conexão, em todas as direções possíveis: dentro dos próprios museus, na relação dos museus com a sociedade, na relação entre especialistas, na relação entre especialistas e visitantes de museus, então a ideia do Conselho Internacional de Museus em optar por esse tema foi possibilitar que os profissionais do mundo todo, que trabalham neste mês de maio, no mês internacional de museus, pudessem fazer todos os tipos possíveis de abordagem, a partir das suas especialidades”, esclareceu.

De acordo com a conferencista, há muitas linhas de especialidade na museologia, por isso, o tema busca mostrar como é que os museólogos veem a relação entre coleção e conexão, já que alguns trabalham especificamente com coleções, outros com teoria da museologia, outros com a questão prática, entre outras atividades do meio.

Programação

A VI Semana Nacional de Museus acontecerá até a próxima sexta-feira, 16/05, e conta com palestras, oficina e apresentação de trabalhos. Além disso, na sexta-feira, os participantes terão oportunidade de visitar o Centro Histórico da cidade de Mariana-MG.

Para mais detalhes, acesse: http://www.unifal-mg.edu.br/snmuseus/sobreasemana

Galeria