XI SUDESTE PET

Aconteceu no período de 21 a 24 de abril, no Clube XV, em Alfenas, o XI Sudeste PET, que teve como tema este ano, PET–UNIVERSIDADE–SOCIEDADE: NOVAS CONEXÕES”
O encontro contou com a presença do Reitor, Paulo Márcio de Faria, da Pró-reitora de Extensão, Maria de Fátima Sant’Anna, da Pró-Reitora de graduação, Lana Santos, do Vice presidente do CenaPET Emannuel Rocha Woiski, além de representantes dos diversos Pet’s da UNIFAL-MG e alunos de Uberlândia e Alfenas.
Na UNIFAL-MG, o Programa PET iniciou-se em 1991 com a fundação do primeiro grupo pela Professora Maria Esperança Rabelo Junqueira, sendo do curso de Farmácia os primeiros bolsistas do PET, da então Efoa (Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas). Atualmente, a tutoria do grupo PET-Farmácia é coordenada pela Professora Sandra Maria Veiga. Iniciou-se em 91 o segundo grupo, o PET-Odontologia, coordenado por Wagner Rossi Junior. No mesmo ano,implantou-se o grupo PET-Enfermagem e, posteriormente vários outros grupos foram criados na UNIFAL-MG: PET-Nutrição, PET-Biologia, PET-Fisioterapia, PET-Ciência e Economia (Campus Varginha), PET Conexões de Saberes: PET- Conexão de Saberes – do curso de Letras (Campus Alfenas) e PET- Conexão de Saberes – do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (Campus Poços de Caldas).
Segundo a Pró-Reitora Maria de Fátima Sant’Anna a interlocução que existe entre o grupo PET e a Instituição completa 20 anos de sucesso sediando um evento dessa magnitude.
Criado na década de 70/80, o programa PET objetiva a promoção e excelência acadêmica dos grupos e universitários envolvidos, dando ênfase nos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, base de uma vertente na UNIFAL-MG. O programa, vinculado a SESU (Secretaria de Educação Superior), valoriza o dinamismo do ensino na graduação. O evento contou com apresentações culturais e diversificadas. Participaram do encontro o Quarteto Sentinela, os integrantes do Centro Municipal de Música Professora Walda Tiso Veiga, além do coral de Libras Mãos que Louvam, sob a regência de Gisele Moreira. Posteriormente o docente Lucas Ramalho, coordenador Geral de Relações Estudantis do Mec-SESU realizou a conferência de abertura PET-UNIVERSIDADE-SOCIEDADE: Novas conexões. O evento teve continuidade com mesa redonda, palestras, grupos de trabalho, grupos de discussões, encontros por área, encontros de tutores, além de apresentação de trabalhos (painéis), assembleia geral, plenária, e as tradicionais confraternizações que reuniram cerca de 700 participantes.