Alfenas e Poços de Caldas se preparam para receber festival mundial de ciência

Dias 14, 15 e 16/05, pesquisadores e público de bares conversarão sobre temas universais

Falta pouco para a estreia da UNIFAL-MG no Pint of Science. Nos próximos dias 14, 15 e 16/05, bares de Alfenas e Poços de Caldas recebem o maior festival mundial de divulgação científica, edição realizada nas duas cidades pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG.

Na oportunidade, pesquisadores vão conversar com o público sobre temas universais como Astrofísica, Inteligência Artificial, Educação, Saúde, Evolução, Origem e Destino da Vida, Mudanças Climáticas, Energia Nuclear, História da Humanidade e do Universo, como também sobre temas locais como a História Geológica de Poços e o Direito à Cidade e às Águas.

A proposta dos bate-papos marcados para os três dias de evento é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento.

Segundo a professora Márcia Cordeiro, coordenadora da edição de Alfenas do Pint of Science, que acontecerá nos bares Hot Batata e Seu Boteco, o evento é uma oportunidade de conversar sobre ciência de uma forma irreverente e, ao mesmo tempo, inclusiva. “Os temas, que podem ser considerados complexos, são tratados com rigor científico, mas em um ambiente bem diferente da universidade e isso os deixa ‘mais leves’ podendo despertar ainda mais o interesse do público presente”, explica.

Em Poços de Caldas, o festival acontecerá no bar Justo no Terraço e no New York Pub, onde o público poderá entender, de forma descontraída, como funciona a pesquisa científica e descobrir dificuldades e belezas da ciência. “Poder falar com as pessoas sobre a Origem do Universo, da Humanidade e da Vida, sob a luz da ciência é fundamental. Os cientistas não podem se omitir na discussão de temas tão importantes na vida das pessoas", comenta o professor Fernando Gardim, coordenador do evento no município. Para o professor, trazer pesquisadores para discutir sobre se há ou não há mudança climática, ou como nossa sociedade está mudando devido às novas tecnologias e novas formas de economia é uma oportunidade incrível para todos os envolvidos.

Confira a programação:

ALFENAS

POÇOS DE CALDAS

Mais informações sobre as palestras em Alfenas pelo e-mail marcia.unifal@gmail.com ou pelo telefone (35) 3701-9713; ou em Poços de Caldas pela página no Face do evento local.

Pint of Science

De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea. No Brasil, o festival foi realizado pela primeira vez em São Carlos-SP, em 2015. Este ano, serão 56 cidades das cincos regiões brasileiras a sediar o evento. A programação conta com cerca de 500 bate-papos sobre assuntos científicos em diversas áreas.

Com informações: organização da edição do Pint of Science em Alfenas e em Poços de Caldas