Aluna da UNIFAL-MG é contemplada com bolsa do CsF na modalidade Doutorado Pleno

Egressa do Mestrado em Química irá para a Universidade de Uppsala na Suécia

Giane Benvinda Damas. 25 anos. Graduada em Química Licenciatura e Bacharelado pela UNIFAL-MG, egressa do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) também da Universidade, foi contemplada com bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para fazer Doutorado Pleno na Universidade de Uppsala, na Suécia.

Sob a orientação do Prof. Luciano Tavares da Costa, docente que integrou o quadro de servidores da Instituição, e com a colaboração do Prof. Carlos Moyses Araujo, da Suécia, Giane desenvolveu um projeto de pesquisa sobre desenvolvimento de catalisadores para conversão de CO2 em produtos interessantes para a indústria. “Este é um projeto de expansão de meu trabalho de mestrado, visto que estudamos o desenvolvimento de materiais para captura de CO2 e outros gases”, explica a aluna. O projeto foi submetido ao Programa Ciências sem Fronteiras, na modalidade de Doutorado Pleno.

Para a contemplada, a oportunidade de fazer o Doutorado no exterior contribuirá não somente para o seu crescimento profissional, mas também pessoal. “Em termos educacionais, a Universidade de Uppsala está entre as 70 melhores do mundo e oferece uma série de cursos específicos para cada área, com duração de um ou dois meses. Desta forma, vejo a possibilidade de me preparar academicamente para os desafios de pesquisa na área, bem como para lecionar disciplinas correlacionadas no Brasil, futuramente. Sob o ponto de vista pessoal, a possibilidade de aperfeiçoamento de inglês e de realização de contatos profissionais podem auxiliar futuras colaborações entre grupos de pesquisa”, conta.

Lembrando a parceria com o pesquisador de Uppsala, Prof. Carlos Moyses Araujo, o orientador de Giane, Prof. Luciano enfatiza a iniciativa da equipe em desenvolver e submeter o projeto à Capes.  “A aprovação é fruto de um esforço conjunto”, salienta.

A partida da egressa do Mestrado em Química da UNIFAL-MG para a Universidade de Uppsala está prevista para o final de agosto. As atividades serão desenvolvidas entre setembro de 2014 e agosto de 2018. “Tenho excelentes expectativas quanto à vida acadêmica, com a realização de cursos específicos à minha área e desenvolvimento de pesquisa, bem como o intercâmbio cultural com outros alunos da universidade”, comenta Giane sobre o que espera encontrar durante o Doutorado no exterior.

Periódico internacional destaca pesquisa da aluna

A pesquisa de Mestrado de Giane, denominada “A Quantum Chemistry Study for Ionic Liquids Applied to Gas Capture and Separation”, ganhou destaque no periódico Journal of Physical Chemistry B da ACS (American Chemical Society), no mês de julho.

De acordo com a ex-aluna da UNIFAL-MG, a publicação é resultado do trabalho de dois anos realizado no Mestrado. “Devido à discussão sobre o aquecimento global nos últimos anos, têm sido desenvolvidos novos materiais para capturarem os gases de efeito estufa ou aqueles presentes nas correntes de gases industriais. Neste sentido, Líquidos Iônicos têm sido cogitados como potenciais SOLVENTES VERDES para captura de separação de gases. Desta forma, através de métodos computacionais adequados, avaliamos as interações entre gases CO2, SO2 e H2S e cátions/ânions derivados de alguns Líquidos Iônicos, bem como de pares iônicos destes materiais, para estabelecer o papel de tais interações sobre a energia de ligação e, em última análise, a correlação com a solubilidade de gases e potencialidade de captura”, explica, acrescentando que a partir dos estudos foi proposto um novo sistema que se mostrou energeticamente interessante para este fim.

O artigo publicado faz parte do projeto "Simulação Computacional de Líquidos Iônicos de Interesse em Tecnologia Limpa" do Prof. Luciano Tavares da Costa, aprovado no Edital 01/2010 – Demanda Universal, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Os trabalhos são desenvolvidos pelo Grupo de Modelagem Molecular e Simulação Computacional, que possui um caráter multi e interdisciplinar, buscando o desenvolvimento e aplicação de métodos em Química Computacional, com o objetivo de auxiliar o experimento, na investigação dos mais diversos problemas científicos e tecnológicos.

“Além da divulgação do nome da UNIFAL-MG no exterior, uma publicação dessas para um aluno que defende Mestrado terá impacto em sua carreira e abrirá futuras portas”, afirma Prof. Luciano.

Comentando que publicações de artigos de alunos da Instituição possibilitam a visibilidade da Instituição, Giane complementa: “Tais publicações permitem um destaque para a Universidade, o que pode atrair colaborações em projetos de pesquisa e novos pesquisadores para o Programa de Pós-Graduação da UNIFAL-MG, bem como aumentar a motivação do aluno em continuar sua pesquisa, que é o meu caso”.

O trabalho pode ser acessado no link: ​  http://pubs.acs.org/doi/ipdf/10.1021/jp503293j