Aluna da UNIFAL-MG é destaque de Iniciação Científica e Tecnológica pelo CNPq

Flávia Arantes Pires Lage do curso de Biotecnologia foi agraciada na 13ª edição do prêmio
Acadêmica Flávia Arantes Pires Lage e seu orientador, professor Adriano Aguiar Mendes

A PRPPG tem a grata satisfação de informar à comunidade acadêmica que a aluna Flávia Arantes Pires Lage, do curso de Biotecnologia da Universidade, foi agraciada com o Prêmio Destaque de Iniciação Cientifica e Tecnológica do CNPq, edição 2015. O trabalho intitulado “Preparação de biocatalisadores por imobilização de lipase de Rhizomucor miehei e Mucor javanicus em suporte hidrofóbico para posterior aplicação em reações de síntese de interesse industrial” foi desenvolvido sob orientação do Prof. Adriano Aguiar Mendes do Instituto de Química da UNIFAL-MG. Vale salientar que o trabalho foi selecionado pela PRPPG dentre os  projetos do PIBICT em andamento na UNIFAL-MG e concorreu com trabalhos de 167 outras instituições de ensino e pesquisa do país.

Em conversa com a Assessoria de Comunicação Social, a premiada compartilhou a satisfação por ter sido contemplada. "Sinto orgulho de fazer parte do grupo, de ter conseguido o prêmio. Nós trabalhamos muito em um ano e meio. O nosso grupo é muito unido, então o prêmio não é só meu, é nosso. Estou muito satisfeita". Na oportunidade, ressaltou a importância do trabalho como sendo a utilização de matérias primas renováveis provenientes de óleo vegetal na obtenção de compostos que podem substituir aqueles provenientes de fontes fósseis, de petróleo.

A PRPPG parabeniza a aluna e seu orientador por esta conquista inédita para a UNIFAL-MG

Sobre o Prêmio

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica selecionou nesta 13ª edição, os seis melhores trabalhos apresentados pelos bolsistas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica do CNPq e uma instituição na categoria Mérito Institucional. Ao todo participaram dessa edição 167 instituições de ensino e pesquisa, sendo 127 universidades e 40 institutos de pesquisa. As instituições encaminharam ao CNPq 467 relatórios dos bolsistas, sendo 192 de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; 156 de Ciências da Vida e 119 de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontecerá na primeira semana de julho de 2016, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro. Os vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro, bolsas de mestrado, passagens aéreas e hospedagem para participar da reunião da SBPC.

Para avaliação dos trabalhos foram observados os critérios de mérito, relevância e qualidade do relatório final; originalidade e inovação; aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos e com resultados finais; e perfil, histórico escolar, atuação e atribuições do bolsista, da perspectiva do orientador.

Confira o resultado do prêmio

Com informações: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG