Alunos da Nutrição colaboram com receita selecionada em concurso nacional

UNIFAL-MG é parceira de Alfenas na disputa “Melhores Receitas de Alimentação Escolar”

Entre os meses de abril e junho, os alunos José Luiz Franco de Camargo Bento, Júlia Cavalhieri Muciacito e Milla Prado Gomes Miranda, da Faculdade de Nutrição da UNIFAL-MG, realizaram o estágio curricular no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município de Alfenas. Além das diversas atividades pertinentes à atuação do nutricionista no PNAE, os estagiários puderem colaborar com uma das etapas do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, lançado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  Segundo a publicação do resultado da primeira etapa do concurso, o município de Alfenas posicionou-se entre as 197 melhores receitas de Minas Gerais, das quais cinco disputarão o primeiro lugar com as demais do país.

Conforme explica a professora do curso, Naiara Franco Baroni, o concurso tem como objetivo, valorizar o papel das merendeiras e merendeiros na promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar, bem como promover a mobilização da comunidade escolar para a temática da Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Dessa forma, os estagiários, também chamados de “profissionais em formação” auxiliaram na elaboração da receita de “Estrogonofe com Molho de Inhame”, desenvolvida pelo nutricionista Marco Antônio de Castilho, responsável técnico do PNAE, em conjunto com a merendeira Maria da Consolação Rosa Francelino. "A ação de EAN, critério de participação no concurso, e parte das atividades curriculares dos estagiários, foi intitulada “Conhecendo os alimentos da receita e sua importância para a saúde aplicada a crianças pré-escolares, com idade em torno dos cinco anos da Escola Municipal Professora Maria da Conceição Carvalho – Dona Zinica”, conta a docente.

A Profa. Naiara esclarece que o planejamento da ação de EAN foi pautado no referencial teórico da Educação Nutricional, que a partir da definição do tema e do objetivo, foram determinadas a estratégia e as ferramentas utilizadas. “Os estagiários elaboraram um material de apoio teórico, cujo conteúdo destacava a importância dos alimentos da receita para a saúde”, enfatiza. “A abordagem foi realizada de forma simples e linguagem adaptada à faixa etária das crianças matriculadas na pré-escola da unidade educacional.”

Relatando a experiência, a estagiária Júlia Cavalhieri Muciacito comentou a importância do papel do profissional da área para a mobilização da comunidade escolar sobre o tema. “Percebe-se a relevância de o nutricionista apoiar e divulgar esse tipo de ação para promover a valorização dos colaboradores da alimentação escolar, e também reforçar a importância de elaborar receitas nutricionalmente ricas, utilizando os alimentos disponíveis na escola para aumentar a variedade de preparações oferecidas”, observou.

Para Profa. Naiara, a ação de EAN permitiu a interação dos estagiários com as crianças e oportunizou um momento para a degustação do estrogonofe com molho de inhame. “A etapa de avaliação demonstrou que a ação foi muito positiva, com entendimento por parte das crianças, e a aceitação da preparação culinária foi analisada utilizando uma ficha de teste de aceitabilidade segundo a Resolução nº 38, de 16 de julho de 2009 do FNDE”, disse. "Os estagiários puderam concluir que houve ótima aceitação do Estrogonofe de Inhame, sendo assim, possível sua inserção no cardápio das escolas da rede municipal de ensino de Alfenas”, completou.

Júlia relatou, também, que além da valorização dos colaboradores da Alimentação Escolar, a receita escolhida permitiu inserir o inhame no cardápio das escolas, enfatizando ser uma importante iniciativa a fim de enriquecer a alimentação das crianças e valorizar um alimento proveniente da agricultura familiar. Evidenciando-se, assim, a articulação dos setores ‘educação’ e ‘agricultura’ no contexto das políticas de Alimentação e Nutrição, a fim de incentivar a produção da agricultura familiar e abastecer a Alimentação Escolar com alimentos saudáveis.

SOBRE O PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é a mais antiga política pública de Alimentação e Nutrição do país, desenvolvido pelo Ministério da Educação mediante a Campanha Nacional de Alimentação Escolar, por meio do Decreto nº 37.106 de 1955.

Ao longo da história, muitos foram os avanços e desafios deste programa, destacando-se que, hoje pode ser definido como um direito do cidadão brasileiro, caracterizado como um Programa Educacional de promoção a saúde para todos os alunos da educação básica, a fim de fomentar o direito humano à alimentação adequada e saudável no contexto da promoção da segurança alimentar e nutricional.

São objetivos do PNAE contribuir para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN).

REPERCUSSÃO NA MÍDIA

A seleção do município de Alfenas na 1ª etapa do concurso repercutiu na imprensa local e regional.

Confira:

Acesse a RECEITA

Fotos: arquivo dos alunos que realizaram estágio curricular no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em Alfenas