G1 destaca aplicativo que auxilia estudantes da UNIFAL-MG a evitar furtos

Aplicativo que auxilia estudantes da UNIFAL-MG a evitar furtos e roubos é destaque no G1, no dia 04/07/2014.

Confira na íntegra:

Aplicativo auxilia estudantes da UNIFAL-MG a evitar furtos e roubos

Segundo alunos, onda de crimes tem sido frequente entorno do campus.
Página nas redes sociais também tenta chamar atenção da polícia.

Com medo da onda de furtos e roubos perto da Universidade Federal de Alfenas, estudantes do campus estão andando em grupos e usando um aplicativo de celular para indicar as ruas onde os crimes mais acontecem. Segundo os alunos, só no mês de junho foram cerca de 50 roubos e furtos na região.

A estudante Sarah Macedo Vaz teve o carro furtado na última semana. O crime aconteceu em uma rua próxima da universidade e em plena luz do dia. “Eu olhei pra vaga e notei que o meu carro não estava mais lá e entrei em desespero”, conta.

Indignados com a insegurança, os universitários estão usando o aplicativo “onde fui roubado”. Nele é possível marcar as ruas em que os crimes estão acontecendo. Os pontos vermelhos indicam locais onde algum estudante foi vítima de assalto. Todas as ruas estão ao redor da UNIFAL-MG.

Para chamar a atenção da polícia, 645 estudantes pedem por mais segurança em uma página criada em uma rede social. “Esse não é um problema dos estudantes e sim da cidade toda. Vários moradores estão relatando as coisas que estão acontecendo e até parabenizando pelo movimento que é uma forma de chamar a atenção das autoridades também”, explica o criador da página Enzo Goussain.

Roubos e furtos entorno da Unifal têm sido frequentes segundo alunos (Foto: Reprodução EPTV)

No entanto, os números da Polícia Militar são diferentes. Segundo a corporação, foram cinco furtos a pessoas, três roubos, dois furtos de veículos e dois a repúblicas, um total de 11 ocorrências em junho.

O pró-reitor da UNIFAL-MG, Tomás Dias Santana, disse que vai pedir mais segurança no entorno do campus. “Entendemos que aqui é um ponto de vulnerabilidade, porque as residências dos docentes e servidores ficam no entorno da universidade. Precisamos ter então ações efetivas dos órgãos competentes para que possamos combater esses pontos frágeis”, afirma.

A Polícia Militar orientou os estudantes a evitarem andar sozinhos e com materiais de valor e, sempre que forem vítimas de um crime, registrarem o boletim de ocorrência.

Link original da notícia: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2014/07/aplicativo-auxilia-estudantes-da-unifal-evitar-furtos-e-roubos.html