Biblioteca da UNIFAL-MG recebe doação de obras da Fundação Calouste Gulbenkian

Versão para impressãoEnviar por email
Instituição portuguesa cedeu mais de 45 obras clássicas nas áreas de Humanidades
Cecília Freitas, Marcela Borges, Fátima Goiatá e Marlom da Silva (Biblioteca), Prof. Sandro Cerveira (ICHL), Vera Lúcia de Carvalho (Pró-Reitoria de Administração e Finanças), Prof. Paulo Denisar (ICHL), Ronan Gondim (Biblioteca) e Prof. Francisco Xarão (ICHL)

Nesta terça-feira, 02/08, o professor Sandro Amadeu Cerveira, diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), fez a entrega oficial à Biblioteca Central da UNIFAL-MG de mais de 45 obras clássicas nas áreas de Humanidades (Filosofia, Ciências Sociais, Economia Política, Educação, Letras e Geografia) doadas pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), de Portugal.

O processo da doação dos livros se iniciou em 2015, por iniciativa do professor Paulo Denisar Fraga, então diretor do ICHL, que enviou a proposição à FCG em documento subscrito também pela direção da Biblioteca Central. A Pró-Reitoria de Administração e Finanças da Universidade viabilizou a logística para o transporte dos livros diretamente da FCG, em Lisboa.

Para o professor Sandro Cerveira, a doação é muito relevante por qualificar o acervo de Humanidades da Biblioteca Central da UNIFAL-MG com traduções de excelência de obras clássicas como “O Federalista”, de Hamilton, Jay e Madison e “A República”, de Platão. O professor Paulo Denisar Fraga destacou a aproximação institucional entre o ICHL/UNIFAL-MG e a FCG, abrindo portas para futuros projetos em conjunto.

A Fundação Calouste Gulbenkian

A  FCG é uma instituição portuguesa sem fins lucrativos criada em 1956 com o objetivo de fomentar o conhecimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas através das artes, da beneficência, da ciência e da educação. Com sede em Lisboa (Portugal) e delegações em Paris (França) e em Londres (Reino Unido), a FCG desenvolve programas e projetos de apoio cultural em todo o mundo. Visite o site oficial da FCG

Galeria de imagens

Informações: Francisco Xarão, professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG