Primeira Empresa Júnior de biotecnologia

A Biotec Inova, primeira Empresa Júnior de biotecnologia da UNIFAL-MG, teve sua abertura concluída. Atualmente Registrada junto à Receita Federal como pessoa jurídica, CNJP nº13.231.084/0001-16 , aguarda apenas o reconhecimento interno da UNIFAL-MG. Esta Empresa Júnior, que surgiu da iniciativa empreendedora dos alunos, hoje diretores, Ana Carolina M. Félix, Ana Laura A. Santos, Camila G. Conterato, Hebert P. Sá, Lucas S. Pimenta, Melissa C. do Espírito Santo Werik R. Z. Lopes e dos atuais consultores Gabriel R.Carvalho, João L. C. Prado, Joseana Vieira, Mariana A. Costa, Natânia de C. Faria, Rafaela L. P. Rocha, Raissa P. Rocha, Wesley P. F. Máximo, tem como intuito possibilitar que os alunos da graduação coloquem o conteúdo teórico em prática e tenham a oportunidade de conhecer a rotina de uma empresa. O Prof. Dr. Breno Regis Santos é atualmente o docente supervisor da Biotec Inova.

Uma Empresa Júnior é uma associação sem fins lucrativos formada apenas por alunos de graduação. Conta com a orientação de professores porém tem total autonomia diante da Universidade onde se encontra inserida. A Brasil Júnior aponta vários benefícios em relação a implantação e participação em Empresas Júniores, entre eles o desenvolvimento técnico e interpessoal dos alunos, tais como capacidade de gerenciamento, oratória, liderança, empreendedorismo, proatividade entre outros. A Empresa Júnior gera também um elo entre a sociedade e o acadêmico, o que complementa a missão da Universidade de contribuir para a sociedade na qual está inserida. Além disso, gera visibilidade para o curso e para a Universidade, além de proporcionar a prática de responsabilidade social corporativa, através do voluntariado. Oferece projetos a custos inferiores com qualidade possibilitando também um desenvolvimento econômico local, graças à consultoria acessível para micro e pequenos empresários. Além de todas as vantagens citadas acima, a criação de uma Empresa Júnior gera uma melhor colocação da Universidade no ranking do MEC, afirma a Brasil Júnior.

Por Ana Carolina M. Félix