Atividade de extensão facilita a compreensão da genética

A professora Dra. Marines Karasawa e um grupo de estudantes de ciências biológicas – licenciatura - da Unifal levaram, em outubro do ano passado, o projeto de extensão 'Popularização da Genética' a uma escola de Botelhos.
Os alunos da escola João de Souza tiveram uma oportunidade diferente de se aproximar da genética. O tema foi abordado por meio de maquetes, jogos e objetos construídos com material reciclável ou de baixo custo, o que permitiu a visualização e a compreensão de detalhes que só poderiam ser observados em laboratórios de alto custo.
Este tipo de atividade tem o objetivo de desmitificar a genética e ao mesmo tempo, aumentar o interesse e a procura dos alunos pela área.
No final, o interesse por parte dos alunos da escola surpreendeu a todos.“Vimos alunos interessados, q u e s t i o n a d o r e s  e participantes, até mesmo durante o intervalo de recreio. O fato mais impressionante foi que era uma atividade que não valia nota. Além disto, houve a procura de alunos do último ano do ensino médio querendo saber o modo de ingresso nessa área. Alcançamos assim nosso objetivo, que foi de despertar o interesse e instigar a busca por mais conhecimento em centros acadêmicos, pois o projeto sem os alunos não existiria”, declarou a Professora Marines ao Jornal Folha de Botelhos, edição de novembro de 2010.