"A Juventude nas Políticas Públicas" será tema de palestra no campus Varginha

Promovido pelo projeto extensionista Café com Administração Pública, evento ocorrerá 19/06

O projeto “Café com Administração Pública”, do ICSA, campus Varginha, receberá o professor Luís Antonio Groppo, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), na próxima segunda-feira, 19/06.

A Juventude nas Políticas Públicas e nas ações Coletivas no Brasil Contemporâneo será o tema da palestra do convidado. O docente do ICHL, Prof. Groppo defendeu sua tese doutoral em 2000 sob a orientação de Octavio Ianni. O pesquisador concentra em sua carreira diversos estudos sobre a questão da juventude, tendo publicado recentemente, em 2016, a obra “Juventudes: sociologia, cultura e movimentos” pela editora Clube de Escritores (SC). Atualmente coordena, dentre outros, um projeto de extensão sobre a juventude de Alfenas, com enfoque no papel do jovem na sociedade, estabelecendo diálogo com a implementação do Plano Municipal da Juventude de Alfenas pela administração municipal, envolvendo-se em questões urgentes que afetam os jovens, tanto na política, como na subjetividade, no trabalho e na educação.

Ao aprofundar a temática das ações coletivas no Brasil contemporâneo, o convidado apresentará uma análise sobre os eventos de 2013, tendo como eixo o reconhecimento do jovem enquanto cidadão ativo e participativo. Para o pesquisador, é fundamental tratar das relações entre juventude e políticas públicas pensando o jovem como sujeito social, sendo altamente relevante considerá-lo nos diferentes ambientes representativos do espaço público: escola, trabalho, política e a própria formação das políticas públicas para a juventude.

Além de integrar o projeto de extensão Café com Administração Pública, a palestra do professor no campus Varginha une-se a uma série de eventos que acontecem de 12 a 23/06 na “Quinzena do Campo de Públicas pela retomada do crescimento e pela democracia”, que tem merecido destaque nacional pelo blog do Campo de Públicas.

O projeto de extensão mantém constante diálogo com estudantes, gestores públicos e membros da comunidade externa à Universidade a partir de bases críticas, de modo a construir coletivamente um olhar social e interdisciplinar para a compreensão do papel do Administrador Público na sociedade.

A palestra ocorrerá na segunda-feira, 19/06, no auditório do campus da UNIFAL-MG em Varginha, às 19h. As inscrições podem ser feitas no local e pelo CAEX

Informações: Elisa Zwick, professora coordenadora do projeto Café com Administração Pública - ICSA, campus Varginha