"Alfenas Hoje" dá destaque à apresentação da Orquestra de Câmara Opus em comemoração do centenário da UNIFAL-MG

A apresentação da "Orquestra de Câmara Opus" em comemoração ao centenário da UNIFAL-MG foi destaque no portal de notícias "Alfenas Hoje", no dia 05/04/2014.

Confira na íntegra:

Orquestra, com participação de saxofonista do Programa do Jô, se apresenta em Alfenas

A Orquestra Opus, de Belo Horizonte, se apresentou gratuitamente no final da manhã deste domingo na Praça Dr. Emílio da Silveira, em Alfenas. A apresentação faz parte da programação do centenário da UNIFAL-MG (Universidade Federal de Alfenas).

A orquestra fez um concerto ao ar livre em um dos espaços mais populares da cidade, exatamente no horário da tradicional feira de domingo. Neste sábado, com entrada gratuita, a orquestra também se apresentou em Varginha, no Teatro Capitólio.

O objetivo dos músicos é popularizar a música erudita. A orquestra conta com a participação do saxofonista Derico Sciotti, que integra o sexteto do Programa do Jô, da TV Globo.

A orquestra

A Orquestra de Câmara Opus foi formada em 2006 com objetivo de popularizar a música orquestral e erudita e aproximar a música popular do arranjo clássico. Por isso, tem parte do repertório voltado para a música brasileira. Atualmente, é formada por 15 músicos que executam instrumentos de cordas e de sopros. Quem rege o espetáculo é o maestro Leonardo Cunha.

O saxofonista Derico Sciotti integrou a orquestra Opus, que se apresentou na Praça Dr. Emílio da Silveira em comemoração ao centenário da UNIFAL-MG  (Foto: Alessandro Emergente)

As apresentações da orquestra envolvem execuções de obras de compositores eruditos e arranjos exclusivos da música popular brasileira. Em 2007, o projeto “Orquestrando Brasil”, pelo qual a orquestra percorre estados brasileiros, resultou na gravação de um CD, cujo repertório foi escolhido a partir das músicas de maior identificação do público nas apresentações.

A partir do lançamento do CD “Orquestrando Brasil”, a Opus foi convidada a apresentar-se fora do país, alcançando projeção internacional. Em 2011 realizou quatro concertos no Peru e também na Europa, em 2012, com quatro concertos na Alemanha e França.

Link original da notícia: http://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=7533