Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Desenvolvida desde março, a campanha permanente, "Farmacêuticos em ação: todos contra o Aedes aegypti", que agrega farmacêuticos, estudantes de Farmácia e a sociedade em geral no combate à dengue, chikungunya e zika, está sendo tão positiva que inspirou uma ação internacional.
A mobilização realizada por ocasião do lançamento da campanha, no dia 19/03, foi repetida no dia 25/09, em uma ação coordenada pelo Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), com o apoio da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) e a Fundação FIP. A ideia foi propagar o movimento pelos países membros do Fórum, que é composto, além do Brasil, pela Argentina, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Responsáveis pela campanha no Brasil, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), os conselhos regionais e as entidades parceiras – Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC), Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) – solicitaram o apoio das diversas instituições.
A data não foi escolhida por acaso, no dia 25 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico. Além do apelo institucional, as entidades se mobilizaram nesta data porque todos os países continuam registrando casos de dengue, chikungunya e zika, com tendência de o problema se agravar, em função do período chuvoso que se aproxima.
O objetivo da campanha foi transformar cada farmacêutico dos países do FFA, em um agente de combate ao mosquito Aedes aegypti e cada farmácia em um posto avançado contra o mesmo.
A UNIFAL-MG participou dos dois dias da Campanha. Além de orientações e distribuição de folderes sobre o combate ao Aedes aegypti, foram realizados serviços farmacêuticos como aferição de pressão arterial, glicemia e triglicérides capilar.
Estima-se que foram alcançadas cerca de 250 pessoas. A Campanha foi realizada no Centro Vivencial (antiga rodoviária) de Alfenas.
Com informações e fotos: Luciene Alves Moreira Marques, coordenadora do Núcleo de Atenção Farmacêutica da UNIFAL-MG