Campus Poços inaugura a empresa "Saber Engenharia Jr."

Empresa tem qualificação multidisciplinar envolvendo Ciência, Tecnologia e Engenharias

Alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG e membros da “Organização Jurídica de Empresa Júnior” inauguraram no dia 25/06, no auditório do campus Poços de Caldas, a primeira empresa júnior da unidade: a Saber Engenharia Jr.

Para compor a mesa de solenidade, estiveram presentes o vice-prefeito do município, Nizar El Khatib, que em sua palavra elogiou o trabalho desenvolvido pelos membros da Saber; o vice-diretor do campus, Leandro Lodi; a professora orientadora da Saber, Izabella Carneiro Bastos; o idealizador do Instituto Haddad, Matheus Haddad, que prestigiou o evento com uma apresentação sobre Empreendedorismo; a orientadora jurídica da Saber, Profa. Wilges Bruscato. O evento também foi prestigiado por docentes e discentes do campus.

A iniciativa de criar a empresa partiu dos discentes Fernanda Forin de Souza e Lucas Menezes Marques, que já conheciam o movimento de empresas juniores de experiências anteriores. “Ao entrar na UNIFAL-MG, os colegas idealizaram a primeira empresa júnior da UNIFAL-MG Poços. A partir de então, passaram a estudar como seria o modelo a ser seguido. Como o Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) é um curso multidisciplinar, a atuação da Saber Engenharia Jr. abrangeria todos os cursos ofertados pela Universidade”, conta o aluno Alexandre da Silva Souza, diretor de Marketing da Saber Engenharia Jr.

De acordo com Alexandre, sob a orientação da professora Wilges Bruscatto, foi elaborado um estatuto da empresa, a fim de organizar a parte burocrática e buscar pessoas interessadas em fazer parte do projeto de forma a agregá-lo. “A Saber Engenharia Jr. se tornou uma empresa multidisciplinar, com a missão de aguçar o espírito empreendedor e profissional dos membros, trabalhando com prestações de serviços e consultoria nas áreas de Ciência e Tecnologia, Engenharias Química, Ambiental e de Minas, tendo como foco a excelência nos serviços ofertados”, assinala.

Atualmente, o grupo conta com 26 membros, que se dedicam ao crescimento da empresa e pessoal, com o objetivo de adquirir habilidades que não são estimuladas em sala de aula como, o trabalho em equipe, técnicas de liderança, experiência em gerenciamento, administração, lidar com finanças e interações relacionadas ao mercado de trabalho.

Com a qualificação multidisciplinar e a vocação interdisciplinar do corpo docente da UNIFAL-MG, a Saber Jr. se insere no mercado como uma empresa ideal, apta a prestar serviços de consultoria especializada, oferecendo um serviço de qualidade com preços abaixo que o mercado oferece, justamente por se tratar de uma empresa gerenciada por alunos ainda no curso de graduação.

Atuação

A capacitação da empresa contempla as diversas áreas das Engenharias, sendo capaz de desenvolver projetos conceituais e estudos de viabilidade, projetos básicos e executivos para as Engenharias de Minas, Química e Ambiental, contando com a supervisão técnica dos serviços, por professores com experiências, abrangendo as especialidades de obras hidráulicas, processos industriais e de mineração, saneamento básico e meio ambiente.

Segundo a proposta de atuação, a Saber Engenharia Jr. desenvolverá trabalhos envolvendo geoprocessamento; gestão ambiental empresarial; avaliação de impacto e licenciamento ambiental; hidrologia, uso múltiplo dos recursos hídricos – planejamento e gestão; cadastro de áreas rurais; delimitação de APP´s; sistemas de esgoto (vazamentos, caixa de gordura e fossas); drenagem urbana; gerenciamento de resíduos sólidos; recuperação de áreas degradadas;  saneamento; topografia; pesquisas de mercado aplicada à mineração; dimensionamento de frotas; controle de processos químicos; análises físico-químicas; estudo de rejeitos industriais; avaliação e otimização de processos industriais, contando ainda com áreas de ciência e tecnologia.

"A Saber Jr. agradece a participação de todos os presentes na inauguração e parabeniza toda a equipe envolvida pelo lançamento", finalizou o integrante da empresa.

Galeria de imagens

Informações e fotos: Alexandre da Silva Souza, diretor de Marketing da Saber Engenharia Jr.