"Ciência Alimentando o Brasil" é tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Versão para impressãoEnviar por email
Confira como foram as atividades realizadas pela UNIFAL-MG

Nos dias 25 e 26/10, a UNIFAL-MG integrou a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, que neste ano de 2016 abordou o tema: "Ciência Alimentando o Brasil". Na Universidade, o evento foi coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o apoio de membros do Colegiado da Extensão e de professores e técnicos de diferentes unidades acadêmicas.

A SNCT teve o objetivo de divulgar a Ciência e Tecnologia por meio de eventos que congregam centenas de instituições, aproximandoa Universidade da população, em atividades que envolveram desde mostras de diferentes áreas do saber, nos espaços da UNIFAL-MG abertos para visitações, até discussões com os movimentos sociais sobre a conjuntura nacional no âmbito da saúde e da educação.

Estudantes e professores de escolas municipais e da comunidade externa se engajaram no evento, que contou com visitas a 11 laboratórios da UNIFAL-MG. Mais de 900 estudantes de seis escolas do Ensino Fundamental/Médio da cidade de Alfenas passaram pela Universidade durante a Semana.

"Esta semana é importante para muitos discentes, pois ainda temos muitos alunos, principalmente, os de escolas públicas que não se veem em uma faculdade federal e o empenho dos professores e colaboradores da Universidade em mostrar os cursos, os laboratórios é de grande importância para incentivar a continuação dos estudos. Esta semana também é importante para aqueles que ainda tem dúvidas em qual curso optar", comentou Valquíria Rabelo, residente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais que monitorou visitas em laboratórios.

"A SNCT na UNIFAL-MG é oportunidade de abertura, diálogo, união e valorização que proporciona às crianças e jovens em idade escolar (comunidade externa, entre outros) uma melhor percepção das diferentes profissões e do que se faz dentro da Universidade. Apesar dos poucos momentos juntos, monitores e as turmas de visitação, viveram momentos prazerosos, troca de conhecimento com perguntas muito criativas feitas pelas crianças e jovens, enfim, acredito que o objetivo da Semana foi alçando da melhor maneira possível", relatou Geovane Evangelista Moreira, residente do Programa de Pós-Graduação Multiprofissional em Saúde da Família.

Na Praça Dr. Emílio da Silveira, houve apresentação de resultados de ações de extensão, de pesquisa e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na forma de painéis e oficinas, bem como visita ao Museu de História Natural.

"Foi um dia de muito sucesso, com muitas visitações e interações com a sociedade, participação de produtores de alimentos orgânicos, oportunizando a compra por meio de uma barraca de exposições e interações entre diferentes áreas do saber no mesmo espaço social", comentou a organização.

Com informações: Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG