Unifal-MG em Poços de Caldas participa das comemorações dos 97 anos

O campus avançado da Unifal-MG de Poços de Caldas abriu ontem (06) as festividades de comemoração aos 97 anos da Unifal-MG. Marcou o início do evento a bela e divertida apresentação do Coral "Nó na Goela" que depois ainda brindou os presentes com a apresentação do Hino Nacional.
A mesa de abertura da cerimônia foi composta pelo Reitor Paulo Márcio de Faria e Silva, Vice-Reitor da Unifal-MG, Edmêr Silvestre Júnior, da Diretora Pró Tempore do campus avançado de Poços de Caldas, Fátima Sarkis, da Vice-Prefeita de Poços de Caldas, Gláucia Boaretto, do Presidente da Câmara de Poços de Caldas, Waldemar Lemes Filho e do representante discente Flávio Francisco Ribeiro.
Acadêmicos, autoridades políticas, militares, civis e eclesiásticas prestigiaram o evento que comemorou além dos 97 anos da Instituição os dois anos de início das atividades da Universidade na cidade de Poços de Caldas.
A antiga Efoa foi fundada em 1914 pelo visionário João Leão de Faria e hoje completa quase um século de sucesso e dedicação na formação com qualidade de profissionais e cidadãos conscientes.
De acordo com a Diretora Pró Tempore, a primeira sede do campus avançado foi no prédio da Uemg. Hoje a estrutura física já conta com 04 prédios atendendo aos serviços administrativos, restaurante universitário, laboratórios e salas de aulas espalhados pela estrutura que conta com área de 500 mil m², localizado no km 533 da BR-267, que liga Poços de Caldas a Águas da Prata.
O primeiro vestibular ocorreu em 2009, com a aprovação de mais de 100 candidatos ao bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia, que possibilita entrada em engenharia ambiental e urbana, engenharia de minas e engenharia química.
O Reitor apontou as dificuldades de se iniciar uma caminhada para construção do campus de Poços de Caldas, fazendo um paralelo com as barreiras enfrentadas por Leão de Faria em 1914 . “Hoje nossa instituição está prestes a completar seu primeiro centenário e vendo que as sementes plantadas em Poços de Caldas já começam a dar frutos, com certeza é um combustível para pensarmos, ainda mais longe, no desenvolvimento da educação na nossa região.”
A vice-prefeita salientou as conquistas que a Unifal-MG representa para o município "É extremamente gratificante termos uma instituição do porte da Unifal-MG, reconhecida nacionalmente, na maior cidade do Sul de Minas, oferecendo um ensino gratuito e de qualidade para os cidadãos de nossa cidade". Gláucia disse ainda que espera ansiosa pelo crescimento expressivo da Instituição, tanto no número de cursos de graduação mas também, na pós graduação.
As comemorações se estendem até o dia 16, no campus de Alfenas, onde haverá o Show Prata da Casa, às 19 horas no Ginásio Poliesportivo de Alfenas. Amanhã acontece a “Noite de Autógrafos” no saguão do Pavilhão “V” com a presença de artistas plásticos e professores que apresentarão seus trabalhos. No sábado (09) acontecerá o churrasco de confraternização com um belíssimo cardápio e bebidas, para os servidores e família. Os ingressos já estão à venda, ao preço de R$25,00 - adultos, R$12,00 (crianças de 06 a 11 anos) e isento de pagamento crianças abaixo de 05 anos. No preço já estão inclusas as bebidas.