Dia 16 de abril a Unifal-MG apresenta o concerto de Outono

No próximo dia 16 terá início em Alfenas o ciclo de apresentações do projeto “As Estações da Música na Atenas Sul Mineira” com o Concerto de Outono. Realizado conjuntamente pela Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG e pela FACEPE (Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas), o evento tem por finalidade a criação do hábito de se ouvir coros em Alfenas. Ao todo serão quatro concertos: Outono, Inverno, Primavera e Verão.
Segundo o coordenador do evento – professor Gustavo Maia, do Instituto de Ciências Exatas da UNIFAL-MG – a cidade de Alfenas tem um histórico cultural vasto e que precisa ser resgatado em função da mudança de perfil do público. “Existe a ideia de que Corais são um tipo de manifestação complicada de se entender, e que se canta um tipo de música ultrapassada que não tem relação com o nosso dia a dia. Queremos mudar esse conceito” – diz.
O projeto conta com a realização de concertos gratuitos, trazendo vários tipos e formações de corais para que o público tenha acesso a algumas das muitas formas de expressão dessa atividade artística. Com isso os organizadores esperam sensibilizar a plateia e trazer a realidade dos corais para mais perto do cotidiano de cada um. “Nosso sonho é ver que o público se sensibilizou com os corais a ponto de desejar constituir um pra si, ou mesmo ingressar em um grupo já existente. Seria fantástico que Alfenas pudesse contar com esse tipo de iniciativa” – informa o coordenador.
O Concerto de Outono contará com a presença do Coral do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (TRT 15), sob a regência de Nelson Silva. O Coral do TRT de Campinas nasceu em junho de 1996 a partir da reivindicação dos funcionários do órgão e do interesse de sua direção no desenvolvimento de uma atividade de caráter sócio-cultural. Sendo formado por funcionários do tribunal e por membros externos, o grupo já participou de inúmeros encontros de corais e de concursos como o Mapa Cultural Paulista. O Coral do TRT 15 possui ainda um CD, o “Ponta de Areia”, gravado em 2007.
Em seu repertório o coral traz desde peças populares como “Bola de Meia, Bola de Gude” de Milton Nascimento, até canções de origem africana como “More South African Prises”.
Além do Coral do TRT, o Madrigal Renascentista UNIFAL – projeto de extensão desenvolvido junto à UNIFAL-MG sob a regência de Thiago de Moares – fará uma participação como convidado local do evento. O Madrigal Renascentista UNIFAL é um grupo formado por alunos, funcionários e professores da UNIFAL-MG juntamente com membros da comunidade externa e tem por meta a divulgação cultural através da música.
No repertório peças renascentistas como “Pastime With Good Company” composta pelo rei Henrique VIII e peças populares, como “Ai que Saudade d’Ocê” de Vital Farias.
Para atingir a meta de sensibilizar a população, o programa musical apresentado por cada coral será explicado ao público e contextualizado, para que haja o processo de inclusão. “Mesmo peças em outras línguas ou de outros períodos históricos serão explicadas para o público e traduzidas. Esperamos com isso que haja uma melhor apreciação do que se ouve e, com isso, proporcionar uma análise crítica de quem ouve”.
A apresentação será no Anfiteatro Leão de Faria, às 20:00h do dia 16 de Abril, sábado, na sede da Unifal-MG, em Alfenas. A entrada é gratuita e não há restrição de faixa etária. “Até crianças de colo são bem vindas!” – diz o coordenador.