Congresso do ICSA reúne comunidade para debater sobre educação pública

Versão para impressãoEnviar por email
Evento contou com participação de professores, estudantes e profissionais de Varginha

Entre os dias 21 e 27/05 foram realizados o 4º Congresso do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e a 9ª Semana do PIEPEX da UNIFAL-MG campus Varginha, reunindo 92 de programação gratuita e de qualidade sobre o tema da educação em seus vários desdobramentos.

No cerne do evento estava a crise da educação pública, perpetrada pelo governo desde 2016. Durante a semana o debate se expandiu para o pagamento de mensalidades no ensino superior público, a investida contra a autonomia universitária, os aspectos relacionados ao ataque à escola pública e de qualidade, as formas de discriminação e preconceitos no âmbito escolar, as ocupações estudantis e outras formas possíveis de resistência. 

As mesas-redondas e minicursos também versaram, ainda que não exclusivamente, sobre o tema da educação, abrangendo as temáticas sobre a cultura do ódio no meio universitário, aspectos relativos à transição da graduação para o mestrado, contradições da experiência do estágio profissional, avanços no ensino de contabilidade, educação financeira e o pensamento sobre Paulo Freire.

Além dos convidados professores, funcionários e pós-graduados da UNIFAL-MG, a edição do Congresso ICSA 2018 também recebeu colegas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que palestraram e participaram das atividades.

O evento também contou com a presença de participantes da comunidade externa à UNIFAL-MG, como professores de ensino fundamental e médio, gestores públicos, militantes de movimentos sociais e membros da Comissão de Direitos Humanos da OAB.

Dentre as atividades culturais, ganharam destaque: a exposição de fotografias das ocupações estudantis de três fotógrafos, Douglas Mansur, Gabriel da Silva Melo e Mariana Jaimes; a apresentação do grupo de maracatu de Varginha, o MaraquEtê; e um show da banda Grilo à Paisana.

A comissão organizadora expressa sua gratidão a todos os funcionários, estudantes de graduação e pós-graduação e colegas que participaram da organização, avaliação de resumos e coordenação de grupos de trabalho, além daqueles que vieram prestigiar os debates.

Galeria de imagens

Informações: Vanessa Dias e Tom Rodrigues, professores do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UNIFAL-MG, campus Varginha
Fotos: Vanessa Dias e Dayana Borges