Portal "Alfenas News" destaca I Congresso Internacional – Península Ibérica

O portal de notícias "Alfenas News" destacou no dia 21/10/2014, o I Congresso Internacional – Península Ibérica.

Confira na íntegra:

UNIFAL-MG realiza o 1º Congresso Internacional - Península Ibérica

Congresso reúne professores de universidades brasileiras, de Portugal e Espanha

No dia 20 de outubro de 2014, no auditório Dr. João Leão de Faria, sede da UNIFAL-MG,  às 20 horas, aconteceu a abertura do I Congresso Internacional – Península Ibérica: Antiguidade, Medievo e suas projeções para o século XVI e do  I Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da área de História.

Os eventos, inéditos no Brasil, tem como propósito possibilitar a discussão e a disseminação dos conhecimentos relacionados às suas temáticas e ainda aproximar docentes, discentes e pesquisadores,  proporcionando o intercâmbio e discussões sobre os desafios que serão enfrentados pelos Programas de Mestrado Profissionais da área de História, em vigor no país.

VEJA MAIS FOTOS DO CONGRESSO

A abertura do evento contou com a participação da professora Adriana Vidotte, Universidade Federal de Goiás e Presidente da Associação Brasileira dos Estudos Medievais - ABREM, que saudou os presentes e parabenizou a comissão organizadora, em especial o professor Adaílson José Rui e destacou a importância deste e o apoio da reitoria da Unifal em ajudar a consolidar um trabalho tão grandioso,  além do apoio ao mestrado profissional de História, que é um mestrado singular, único e que atende a deficiência atual da formação nesta área.

O professor Paulo Márcio de Faria e Silva, reitor da Unifal, cumprimentou os componentes da mesa e manifestou satisfação por ver a progressão dos cursos ofertados pela Pós-Graduação da UNIFAL-MG chegando ao mestrado profissional de História Ibérica com a mesma qualidade dos demais programas acadêmicos. Destacou que o evento e o curso vêm preencher uma importante lacuna para os profissionais da área.

Ainda compuseram a mesa de abertura, o professor Sandro Amadeu Cerveira, representando o Instituto de Ciências Humanas e Letras, que destacou que o mestrado profissional em História Ibérica foi o primeiro mestrado de Ciências Humanas da UNIFAL-MG e o servidor Thiago Bueno Pereira, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e  Pós-Graduação.

Na oportunidade o professor Cláudio Umpierre Carlan destacou que: "o evento em si é um marco histórico na Historiografia  Brasileira e  a UNIFAL-MG é a única universidade que  tem mestrado sobre Península Ibérica no país, por isso a concorrência tão acirrada e tornou-se referência no assunto, tanto sobre Península Ibérica quanto ao mestrado profissional na área de História".

Destacou ainda que será enviado um ofício para a CAPES sobre o assunto em referência e que todo trabalho só foi possível graças ao apoio das Universidades envolvidas, da Reitoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Graduação e do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG.

Nos próximos dias, os alunos participarão ainda, de mesas redondas, conferências e oficinas que envolverão convidados renomados da área, como Adriana Vidotte (Universidade Federal de Goiás), Amilcar Manuel Ribeiro Guerra (Universidade de Lisboa), André Pereira Miatelo Miatelo (Universidade Federal de Minas Gerais), João Paulo Oliveira e Costa (Universidade Nova de Lisboa), Jonas Marçal de Queiroz (universidade Federal de Viçosa), Julia Silveira Matos (Universidade Federal do Rio Grande), Margarida Maria de Carvalho ( Universidade Estadual Paulista - Franca), Marcia Santos ( Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão), Marta Cendón Fernandez (Universidade de Santiago de Compostela), Marcelo Cheche Galves ( Universidade Estadual do Maranhão), Leandro Antonio Almeida (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), Luciana Quillet Heymann (Fundação Getulio Vargas – CPDOC), Pedro Paulo Abreu Funari (Universidade Estadual de Campinas) e Roberto Randuz (Universidade de Caxias do Sul).

Link original da notícia: http://alfenasnews.com.br/noticias/alfenas/geral/item/1991-unifal-realiza-o-1-congresso-internacional-peninsula-iberica