Curso de Fisioterapia é representado em Fórum de Saúde Funcional do CREFITO 4

Professora apresentou uso da CIF na avaliação da acessibilidade em escolas municipais

A professora da Escola de Enfermagem, Tereza Cristina Carbonari de Faria, representou o curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG como palestrante no IV Fórum  de Saúde Funcional promovido pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO 4), realizado em Belo Horizonte, no dia 23/06.

Com o tema o "Uso da CIF na avaliação da acessibilidade em escolas municipais", a Profa. Tereza apresentou a pesquisa desenvolvida pela mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR), Silvia Caroline Massini Rosa, que sob sua orientação visitou todas as escolas municipais de ensino regular de Alfenas, aplicando os domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade e Saúde (CIF) e as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) para diagnosticar a acessibilidade presente em cada instituição. “Muitas dessas escolas recebem alunos com deficiências variadas e a partir desse perfil foi possível detectar os fatores negativos de acessibilidade que impedem ou limitam a participação dos alunos no ambiente escolar”, contou.

Segundo a Profa. Tereza, a partir dos dados colhidos, relatórios serão apresentados à Secretaria Municipal de Educação para que futuras ações sejam realizadas a fim de excluir as barreiras encontradas.

A participação no evento proporcionou a oportunidade de divulgar o curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG, revelando que a graduação na Instituição, em consonância com as sugestões da Organização Mundial de Saúde (OMS), tem utilizado, em suas práticas, a CIF. Além disso, a interação com outros profissionais e o público em geral foi importante para discutir novas parcerias com organizações participantes do fórum.

Com informações: Tereza Cristina Carbonari de Faria, professora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG
Foto: Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região (CREFITO-4), link: https://is.gd/wiOKTj