Você está acessando o repositório de notícias da UNIFAL-MG. Aqui você encontra todas as notícias anteriores a Novembro/2018.
Para ter acesso ao conteúdo atualizado de notícias vá para o novo Portal da UNIFAL-MG no endereço www.unifal-mg.edu.br
Estudantes e professores do curso de Medicina, bem como profissionais da área de outras instituições, participaram do 1º Congresso Médico Acadêmico da UNIFAL-MG (COMAU), realizado entre os dias 31/08 e 02/09, na sede.
Visando promover intercâmbio científico, a Comissão Organizadora, formada por membros do Centro Acadêmico Evelise Aline Soares, preparou uma programação extensa, da qual participaram médicos e professores convidados da Universidade e de outras instituições, para a apresentação de temas, como: "Bases para Prevenção, diagnóstico, estadiamento e tratamento do câncer", "A rede de Urgência e Emergência - SAMU 192", "Insuficiência renal crônica - motivos do seu diagnóstico tardio", "Sexualidade e Anticoncepção", "Caminhos da Medicina: Ontem, hoje e amanhã", "Da clínica ao Laboratório: Investigando doenças endócrinas na Pós-Graduação e na Iniciação Científica", "O Dilema da obtenção de cadáveres para estudo da Anatomia: dos médicos da noite aos programas de doação voluntária de corpos”, "Anemias - paradoxo de complexidade", "Células-tronco de cordão umbilical" e "Será a humanização da medicina um antídoto para o Dr. House?"
A abertura do evento na quarta-feira, 31/08, contou com a participação da médica docente do curso, Profa. Larissa Bueno, na apresentação cultural com o Grupo Performance, interpretando, na voz e violão, as músicas “Wave” de Tom Jobim e “Caçador de mim” de Milton Nascimento.
Durante os pronunciamentos, o coordenador do curso e do evento, Prof. Roberto Conde Santos, ressaltou a dedicação dos integrantes da Comissão para que o congresso se tornasse realidade. “O 1º Congresso Médico Acadêmico da UNIFAL-MG (COMAU) foi fruto da vontade, do trabalho árduo, da garra, da iniciativa pioneira, da conquista e da perseverança de toda uma Comissão Organizadora. Convidamos professores desta Universidade, e outros de universidades amigas, na tentativa de aprender com a experiência profissional e, principalmente, de vida desses profissionais, que não somente nos brindarão com conhecimentos científicos, mas, principalmente, com sua vivência e experiência no manejo e no cuidado dos seres humanos - matéria na qual não estão disponíveis na literatura, mas sim e, tão somente, no caloroso convívio próximo com esses palestrantes, aqui no congresso”, destacou.
Participaram da solenidade também, a vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo; a pró-reitora de Extensão, Profa. Eliane Garcia Rezende; a diretora da Escola de Enfermagem, Profa. Eliza Maria Rezende Dázio e a vice-coordenadora do curso de Medicina, representando a Pró-Reitoria de Graduação, Profa. Evelise Aline Soares.
Em suas palavras, a vice-reitora parabenizou a organização pela iniciativa do congresso, enfatizando que o evento representa um marco na história da Universidade e do curso de Medicina.
A palestra de abertura, intitulada “Educação Baseada na Comunidade”, foi ministrada pela médica Oscarina da Silva Ezequiel, professora do Departamento Materno-Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que logo no início, em agradecimento, enalteceu a Instituição. “Eu queria dizer do meu agradecimento, do meu orgulho por esta Instituição. Todas as vezes que a gente tem vindo aqui, a gente é extremamente bem recebido, as pessoas entendem as necessidades que este curso tem e por isso, meu agradecimento pessoal”, salientou.
Profa. Oscarina abordou o tema a partir da frase “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” de Nelson Mandela, segundo a qual traduz o que é a educação baseada no que a comunidade necessita.