MEC lança Desafio da Sustentabilidade

Envie suas ideias sobre como reduzir os gastos com energia elétrica e água

O Ministério da Educação, por meio da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento, lançou na segunda, 22/09, o Edital 01/2014 do projeto Desafio da Sustentabilidade. O concurso deverá envolver as instituições federais de ensino através da análise de propostas inovadoras, nos temas: “Como reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino?" e "Como reduzir os gastos com o consumo de água nas instituições federais de ensino?".

Para participar, os interessados devem se cadastrar na página www.mec.gov.br/premioideia. Os participantes deverão apresentar suas ideias e também avaliar as propostas de outros candidatos, através de comentários sobre os temas-desafios apresentados. Dessa forma, os concorrentes acumularão pontos, conforme o regulamento previsto no edital. Os quatro primeiros colocados serão premiados.

Os desafios têm início às 14h do dia 06/10 e devem se encerrar às 18h do dia 03/02/2015, no caso da temática sobre consumo de água; e às 18h do dia 05/02/2015, para o tema sobre consumo energético.

Qual a importância?
A redução e melhor uso da água e de energia elétrica é uma preocupação mundial devido ao impacto que isto resulta no meio ambiente. Cuidar da natureza é uma obrigação de todos nós. Participando dos desafios de ideias deste projeto, você irá contribuir com a identificação e avaliação de ideias ajudando o meio ambiente e contribuindo para que os recursos públicos das universidades e institutos federais de ensino sejam melhor aplicados.

Quem pode participar?
Todos os cidadãos são convidados a participar.

Como funciona?
Você pode enviar ideias, curtir, comentar e compartilhar outras ideias. A cada interação, você acumula pontos para disputar ótimos prêmios. Ao indicar como preferida uma das 104 instituições federais de ensino, a sua instituição acumulará a mesma quantidade de pontos que você receber e também disputará uma premiação especial para as instituições.

PRÊMIAÇÃO PARA OS PARTICIPANTES
Os 4 (quatro) participantes vencedores de cada desafio serão contemplados da seguinte forma, sendo vedada a conversão do prêmio em outros prêmios.

Desafio “como reduzir os gastos com o consumo de energia elétrica nas instituições federais de ensino?”
1º lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais)
2º lugar: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais)
3º lugar: R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais)
4º lugar: R$ 1.000,00 (um mil reais)

Desafio “como reduzir os gastos com o consumo de água nas instituições federais de ensino?”
1º lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais)
2º lugar: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais)
3º lugar: R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais)
4º lugar: R$ 1.000,00 (um mil reais)

As Universidades Federais de Ensino classificadas como 1ª (primeira) e 2ª (segunda) colocadas na classificação geral deverão submeter individualmente à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, até o dia 06/04/2015, impreterivelmente, por meio do SIMEC, proposta de projeto cujo escopo seja o desenvolvimento de ações de sustentabilidade que contribuam para a redução de gastos e promoção da sustentabilidade na Instituição, com prazo de execução definido e valor máximo estabelecido a seguir:

Primeira colocada até: R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais);
Segunda colocada até: R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

Participe!