Projeto “Diálogos em Rede - 2011” discute sobre a inclusão social

Com o objetivo de ampliar as discussões sobre as políticas públicas da educação, a UNIFAL-MG recebeu no Auditório Dr. Leão de Faria durante a manhã da última sexta-feira, dia 29, educadores da região para discutir projetos sobre a inclusão igualitária de crianças e adolescentes nas escolas, sejam elas da rede pública ou privada.
Os educadores parabenizaram a UNIFAL-MG por ter adotado o ENEM; uma política importante para a inclusão social dos alunos no meio acadêmico, já que o mesmo é uma forma dos estudantes se prepararem para uma grande etapa de suas vidas. A Universidade retribuiu o gesto frisando que se sente honrada por não só apoiar, mas em poder participar dessa iniciativa, estabelecendo uma relação formalizada com a sociedade.
Estiveram presentes na ocasião o Vice-Reitor Edmêr Silvestre Pereira Júnior, o Pró-Reitor de assuntos comunitários e estudantis, Marcos Roberto de Faria, a docente Geovania Lúcia dos Santos que ministrou a primeira palestra “Metodologia do trabalho em redes”, a escola tecendo redes de proteção e promoção à infância e à adolescência. Relatando a questão da diversidade e dos projetos inclusivos.
Na composição da mesa também estiveram presentes Maria Regina, representando a Pró-Reitora de Extensão, Maria de Fátima Sant’Anna, a docente Débora Felício de Faria coordenadora do Núcleo de Acessibilidade – UNIFAL-MG, Vânias Braga que representou a Superintendente Regional de Ensino de Varginha, a Professora Ms. Vânia Maria Pinto Coelho, além da Professora Vera, representante da Secretária de Educação e Cultura de Alfenas,  Tani Rose Ribeiro.
O evento ainda contou com apresentações musicais dos alunos da APAE que projetou a arte, demonstrando que todo trabalho realizado com amor e dedicação, traz satisfação e uma sensação de alegria a todos os envolvidos.
O Seminário de Abertura – Diálogos em Rede – 2011 tem o propósito de articular diversos sujeitos, organizados em Grupos de Trabalho (GT’s), definidos em eixos temáticos. Um encontro de múltiplos saberes que trás a possibilidade de produzir conhecimentos capazes de transformar a realidade e contribuir para a superação das atitudes exclusórias, promovendo, acima de tudo o processo inclusivo, fomentando a participação e o comprometimento dos diferentes agentes sociais que buscam a promoção e proteção dos direitos das pessoas com deficiência e a garantia da acessibilidade igualitária.
Na ocasião foi servido um café da manhã aos presentes, e logo em seguida houve uma mesa redonda tratando sobre “Eixos temáticos dos Grupos de Trabalho” integrando os palestrantes com os demais participantes.