Discentes de Pedagogia participam de encontro sobre educação inclusiva no México

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Projetos sobre prática pedagógica e uso de aplicativos foram apresentados no 10° RIIE

As discentes do curso de graduação em Pedagogia, Ana Elisa Martins Lacerda e Bruna Fátima Figueiredo, representaram a UNIFAL-MG no 10° Encontro RIIELa Educación Inclusiva A Debate: Retos, Contradicciones Y Desafíos”, realizado entre os dias 25 e 27/10, na Universidad Autónoma del Estado de Morelos, em Cuernavaca, no México, com a apresentação dos trabalhos: “Diálogos em rede: experiência e protagonismo docente” e “A utilização de recursos tecnológicos para a inclusão no Ensino Superior”.

Os estudos, de autoria de Ana Elisa e Bruna, bem como da discente Laura Lourenço dos Santos e das professoras Carla Helena Fernandes e Débora Felício Faria, integram projetos vinculados à prática pedagógica das disciplinas de Educação Inclusiva. O objetivo é estabelecer uma relação dialógica entre os conhecimentos produzidos na escola de educação básica e na Universidade, identificando desafios, contradições e possibilidades pedagógicas.

O projeto “Diálogos em Rede” é uma ação de extensão vinculada ao Programa de Formação de Professores(as) e celebra a parceria da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UNIFAL-MG com a Secretaria de Educação do Município de Alfenas, tendo como proposta a formação permanente, fundamentada na reflexão crítica, individual e coletiva sobre as relações entre vida, conhecimento, sociedade, cultura, profissão docente, estudante e instituição. As ações são implementadas por meio da articulação entre pesquisa, formação profissional e transformação, almejando contribuir para a problematização das condições atuais da educação na/da rede, de modo que a construção de instituições democráticas, inclusivas e de qualidade seja uma meta.  

Já o projeto que versa sobre a utilização de recursos tecnológicos para a inclusão no ensino superior consiste na identificação das condições de acessibilidade da UNIFAL-MG e na criação e produção de um recurso tecnológico que tenha como dinâmica uma sala de aula virtual, em que as dúvidas dos discentes sejam enviadas rapidamente para o grupo da sala virtual por meio de opções de conversas prontas ou não para que juntos, alunos e professores, busquem soluções. O aplicativo StudyRoom foi desenvolvido em parceria com a empresa Tribit Jr, composta por alunos e ex-alunos do curso de Ciências da Computação da UNIFAL-MG e outros profissionais da área,  durante os semestres de 2017/2 e 2018/1 e está em fase de testes.

As bolsistas agradecem todo o apoio recebido da UNIFAL-MG, em especial da Proex, assim como as contribuições individuais, sem as quais não seria possível a realização desta importante contribuição brasileira para a publicização dos saberes construídos sobre Direitos Humanos e Inclusão.

Com informações e fotos: Débora Felício Faria, professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da UNIFAL-MG