Discentes da Medicina e Farmácia são agraciados em eventos de Imunologia

Projetos desenvolvidos na UNIFAL-MG ganharam destaque no Brasil e na Argentina

Neste mês de outubro, o discente do curso de Medicina da UNIFAL-MG, Caio Pupin Rosa, foi agraciado pela Society for Mucosal Immunology com o Abstract and Travel Awards para participar do Advanced Course on Mucosal Immunology (ACMI 2018) na cidade de Córdoba - Argentina e apresentar seu trabalho desenvolvido no âmbito do Programa de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq).

O trabalho de iniciação científica do estudante foi orientado pelo Prof. Leonardo Augusto de Almeida, do Departamento de Microbiologia e Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas, e apresentado para grandes nomes da Imunologia de Mucosas do mundo como Gabriel Nuñez (University of Michigan - USA), Willian Agace (Lund University - Suécia) e Cecília Johansson (Imperial College - UK). Segundo o discente, o evento contribuiu para o aprofundamento dos seus conhecimentos e capacidades crítica sobre a ciência mundial.

Caio e a discente Natália Cristina de Melo Santos, do curso de Farmácia da UNIFAL-MG, tiveram também a oportunidade de apresentar seus trabalhos no Congress of the Brazilian Society of Immunology (Immuno2018) na cidade de Ouro Preto, onde foram selecionados juntamente a outros 20 alunos de graduação do Brasil para participar do Programa de Tutoria do evento.

Pela seleção, os discentes tiveram suas despesas com inscrição e alimentação financiadas pela Sociedade Brasileira de Imunologia e foram certificados pela participação no programa. A participação dos discentes possibilitou a inserção à Sociedade Brasileira de Imunologia, conhecer e conversar com pesquisadores brasileiros e internacionais presentes no evento para contarem aos estudantes as suas trajetórias científicas como os professores António Coutinho (Fundação Champalimaud - Portugal), Marcelo Barcinski e Adriana Bonomo (FIOCRUZ).

A discente do curso de Pós-graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) da UNIFAL-MG, Jéssica Assis Pereira, também apresentou seu trabalho no Immuno2018.

Os trabalhos apresentados nos eventos foram realizados sob orientação do Prof. Leonardo Augusto de Almeida, em colaboração com o discente Gustavo Andrade Brancaglion (discente do PPGCB) e com os professores Rômulo Dias Novaes (ICB-UNIFAL), Débora Oliveira (UFSJ), Carlos Tagliati (UFMG) e Patrícia Paiva Corsetti (UNIFENAS).

Galeria de imagens

Informações e fotos: Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UNIFAL-MG