Pesquisador da UNIFAL-MG é um dos autores do livro "Ribeirão Anhumas na Escola"

Na obra, Prof. Gabriel Hornink reflete sobre mediações on-line na formação continuada

“Ribeirão Anhumas na Escola: pesquisa colaborativa entre escola e universidade gerando conhecimentos contextualizados e interdisciplinares” é o título do livro recém-lançado pela editora CRV, que contou com a colaboração do professor do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG, Gabriel Gerber Hornink.

Organizado pelo professor Maurício Compiani, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em conjunto com os demais autores: Carla Gracioto Panzeri, Fabiana Burgos Takahashi Garcia, Fernanda Keila Marinho Silva, Gabriel Gerber Hornink, Maria José Fontana Gebara, Viviane Lousada Cracel; a obra foi estruturada de forma que o desenvolvimento das atividades de ensino/aprendizagem e de pesquisa educacional se deram com professores de escolas públicas e não para esses professores.

"Procuramos criar uma cultura de diálogo intrainstitucional (práticas mais grupais de soluções de problemas internos), no sentido de envolver professores, seus estudantes e comunidade em práticas mais coletivas e participativas para a resolução de problemas socioambientais no entorno de sua própria comunidade ou participar de soluções mais amplas de sua cidade, estado ou país", apresentam os autores na sinopse do livro.

O Prof. Gabriel é autor do capítulo “Mediações on-line na formação continuada de professores do projeto”, no qual apresenta as experiências do uso das tecnologias digitais na formação de professores em um projeto interdisciplinar, com foco nos problemas ambientais de Campinas.

Este é o segundo livro envolvendo os resultados e discussões do projeto "Ribeirão Anhumas na Escola", sendo que o professor Gabriel participou de ambos (2013 e 2015).

Link original da notícia: http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=31284

Informações: Gabriel Gerber Hornik, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG