Documentário resgata histórias do impacto da inundação da Usina de Furnas

Versão para impressãoEnviar por email
Vídeo, que será lançado pela UNIFAL-MG no dia 01/12, reúne relatos sobre objetos indígenas

No dia 01/12, a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG e também a comunidade alfenense terão a oportunidade de participar do lançamento do vídeo/documentário “Histórias de quando a água chegou: Antônio Adauto e os índios”. Trata-se de um documentário que apresenta histórias da oralidade presentes em cidades que sofreram o impacto da inundação provocada pela barragem da Usina Hidrelétrica de Furnas.

A atividade é fruto de um projeto de extensão, que teve início em 2015, sob a responsabilidade do discente Paulo César de Carvalho, do curso de Letras do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), sob a orientação do Prof. Italo Oscar Riccardi León. "Nesta primeira série, o material reúne o depoimento e as histórias relatadas por Antônio Adauto Leite e sua filha Suzana Leite Hervas, da cidade Carmo do Rio Claro – MG", conta Prof. Italo.

De acordo com o professor, em aproximadamente 22 minutos, o material versa sobre os objetos indígenas reunidos por Antônio Adauto durante anos às margens do Lago de Furnas e também sobre relatos relacionados à Gruta de Itapecerica, o que possibilitou, por iniciativa própria de Antônio Adauto, a criação do Museu Arqueológico ou Museu do Índio, como também é conhecido, o que até hoje leva seu mesmo nome.

A UNIFAL-MG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e da equipe do projeto, convida a todos para prestigiar a exibição, que será às 15h30, no auditório Leão de Faria. Entrada livre.

PROGRAMAÇÃO - 01/12 – Quinta-feira – Auditório Leão de Faria

15h – Recepção e boas-vindas

15h15 – Apresentação musical de viola

15h30 – Palestra: Histórias de quando a água chegou.... Um resgate literário dos relatos orais surgidos com a construção da barragem de Furnas. Apresentação do professor e discente Paulo César de Carvalho do Curso de Letras – ICHL

16h – Estreia e exibição do vídeo/documentário

16h30 – Debate e homenagens

17h – Encerramento

 
Com informações: Italo Oscar Riccardi León, professor do curso de Letras