Encerrada Operação Ação Cívico-Social realizada no Pará, pela Marinha do Brasil em parceria com o Projeto Rondon

Operação contou com a coordenação do Prof. Tomaz Henrique Araújo da UNIFAL-MG

No dia 21/07/2013, foi encerrada em Belém do Pará, a Operação Ação Cívico-Social (ACISO) realizada pela Marinha do Brasil em parceria com o Projeto Rondon, sob a coordenação do professor do Instituto de Ciências Biomédicas da UNIFAL-MG, Tomaz Henrique Araújo.

A Operação contou com a participação de militares do Navio Auxiliar Pará e de 20 acadêmicos de diferentes universidades brasileiras, que atenderam a população ribeirinha da região da Ilha do Marajó no período entre 07 e 21/07/2013.

De acordo com o Prof. Tomaz, foram atendidas 52 comunidades em 16 rios da região, principalmente nos rios Pacajá, Camaraipí, Anapu e Pará.

Durante a operação, foram realizados atendimentos médicos, odontológicos, distribuídos medicamentos e também realizados exames preventivos de câncer de útero, mamografias e exames laboratoriais. Também houve a participação do INSS que orientou os ribeirinhos sobre benefícios como o salário maternidade, aposentadoria por idade, benefício de prestação continuada e outras informações previdenciárias.

Por iniciativa do coordenador, a equipe estendeu a atuação da Operação ACISO embarcada para além do navio. “Com a total colaboração do comandante do Navio Auxiliar Pará e do Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, estendemos a atuação da Operação ACISO, e assim, passamos a atender não somente os ribeirinhos que chegavam ao navio, como também às 52 comunidades ribeirinhas em 16 rios da região. Isto foi realizado a partir do uso das Lanchas de Ação Rápida e Embarcações de Transporte de Tropa”, comenta Prof. Tomaz.

Ao todo, foram realizados: 1.931 atendimentos médicos; 168 mulheres realizaram exames preventivos de câncer de útero e 140 exames de mamografia. Também foram realizados 148 exames laboratoriais de análises clínicas; 621 atendimentos odontológicos e 106 atendimentos de enfermagem. Além disso, 1.541 crianças passaram por consultas preventivas de cárie/ escovação e ainda, 33.509 medicamentos e milhares de escovas de dente, creme dental e fio dental foram distribuídos aos ribeirinhos.

Assista a seguir, reportagem do SBT Pará sobre um dos atendimentos realizados durante a Operação.
A reportagem, que foi ao ar no dia 16/07/2013 em rede nacional, mostra os moradores da comunidade Santo Agostinho, localizada às margens do rio Pacajá.