Entenda como ocorre o ingresso pelo Sisu nos bacharelados interdisciplinares

Conheça as opções de cursos ofertados pela UNIFAL-MG nessa modalidade

Os estudantes que participaram do Enem 2017 podem concorrer a uma vaga na UNIFAL-MG por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições no Sisu começaram dia 23 e irão até o dia 26/01. Neste ano, a Instituição oferta 1.097 vagas em 26 cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre de 2018, sendo que desse número de vagas, 546 se destinarão à ampla concorrência e 551 serão reservadas a grupos específicos, conforme a Lei 12.711/2012.

Dentre os cursos da UNIFAL-MG, os que geram mais dúvidas são os que integram a modalidade de bacharelado interdisciplinar. Por isso, daremos destaque à explicação de como deve ser feita a inscrição nesses cursos. Confira!

Entenda o BICE e o BCT

Os estudantes que desejam ingressar em engenharias ou cursos relacionados à administração, atuária e economia, devem se inscrever nos bacharelados interdisciplinares. Tais cursos possuem uma grade curricular mais dinâmica do que os bacharelados comuns, oferecendo ao candidato a opção de cursar por três anos uma grande área para somente depois decidir qual curso deseja seguir.

Na UNIFAL-MG existe o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia (BICE), no campus Varginha, e o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BCT), no campus Poços de Caldas. Ambos garantem o diploma de graduação e habilitam o estudante para cursar qualquer uma das carreiras específicas, oferecidas no campus de origem. Atualmente, temos os seguintes cursos de 2° ciclo: Administração Pública, Ciências Atuariais e Ciências Econômicas com ênfase em Controladoria, em Varginha, para os alunos que concluem o BICE; e Engenharia Ambiental, Engenharia de Minas e Engenharia Química, em Poços de Caldas, para aqueles que concluem o BCT.

Os bacharéis pelo BICE ou BCT que optarem por algum dos cursos de 2º ciclo, terão dois diplomas e a integralização (formação no bacharelado interdisciplinar mais o curso específico) ocorre, respectivamente, em nove e dez semestres, nessas graduações.

Vale lembrar que, após a conclusão do BICE ou BCT, o estudante também estará apto para ingresso em programas de especialização latu sensu e stricto sensu.

Novidade

Na seleção pelo Sisu 2018/1, o BICE oferece 105 vagas. Entretanto, a partir deste ano os candidatos também poderão ingressar direto nos cursos de Administração Pública, Ciências Atuariais ou Ciências Econômicas, que disponibilizam 15 vagas cada um. Mas, fique atento: quem optar pelo ingresso no curso específico, não passará pelo BICE, e só terá o diploma do curso escolhido, que poderá ser concluído em 4,5 anos.

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a COPEVE pelos telefones (35) 3701-9290 / (35)3701-9291 ou e-mail: copeve@unifal-mg.edu.br.

Acesse também: www.unifal-mg.edu.br/processoseletivosisu