Reitores entregam ao Ministro da Educação documento com as diretrizes do consórcio

Reitores entregam documento com as diretrizes do consórcio

Após a inauguração do campus avançado de Poços de Caldas da UNIFAL-MG, no dia 25 de outubro, o ministro da Educação, Fernando Haddad e os reitores das sete universidades mineiras fizeram uma reunião em Belo Horizonte para a entrega do documento preliminar com as propostas que embasarão a criação do Consórcio das sete Universidades Mineiras das regiões sul e sudeste de Minas.

A proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional do Consórcio (PDIC), que o ministro recebeu, é um instrumento de planejamento e de gestão, formulado de forma coletiva e que contém os objetivos e as diretrizes das Universidades consorciadas para o quinquênio 2011 - 2015.

A criação do Consórcio permitirá a integração acadêmica nas áreas de ensino, principalmente no que se refere a mobilidade estudantil, pesquisa e extensão, maior eficiência na captação e aplicação de recursos, parcerias para atuação nas áreas de inovação e novas tecnologias e desenvolvimento social e em outras áreas estratégicas, visando ao desenvolvimento institucional e à capacidade de apresentar propostas para a solução de problemas sociais do Estado de Minas Gerais e do País.

PERFIL INSTITUCIONAL

O projeto de Consórcio das Universidades Federais do Sul-Sudeste de Minas Gerais é constituído pelas Universidades Federais de Alfenas (UNIFAL-MG), Itajubá (UNIFEI), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (UFLA), Ouro Preto (UFOP), São João del-Rei (UFSJ) e Viçosa (UFV). Reúne 239 cursos de graduação, oferece mais de 13 mil vagas e atende a mais de 48 mil alunos matriculados na graduação presencial. Já na pós-graduação, oferece 145 programas, sendo 4 com conceito 7, máximo definido pela Capes, 3 com conceito 6 e 20 com conceito 5, todos considerados de excelência. São mais de 3 mil alunos de mestrado e 1.700 de doutorado. Se consorciadas, as sete universidades reúnem 4.390 docentes e 5.968 técnico-administrativos.

Mobilidade acadêmica
Implantação da matrícula cruzada para permitir que alunos façam disciplinas entre as consorciadas; realização de treinamentos em novas tecnologias de pesquisa e ensino; formação de um banco de assessores e consultores; troca de experiências e contribuição para capacitar pessoal de outra instituição. Outro ponto de convergência é a criação do Centro de Estudos Avançados, uma estrutura presente em grandes academias e fundamental para pensar estratégias para a ciência, ensino e cultura.

Assistência Estudantil
Implantar Programa de Mobilidade Consorciada para dez mil estudantes por semestre. Os alunos em situação de vulnerabilidade econômica receberão bolsas e será criado um banco de vagas ociosas para a transferência preferencial dos estudantes das Consorciadas. A mobilidade deverá atingir também os professores que poderão ministrar disciplinas em períodos regulares ou de verão e servidores interessados em cursos e treinamentos.

Vestibular e Graduação (ação coordenada pela UNIFAL-MG)
Uma das mudanças mais significativas propostas é a uniformização do processo seletivo entre as sete consorciadas. Além disso, será sugerida a criação de um Núcleo de Estudos Pedagógicos, que dentre outras funções, analisaria a criação de novos cursos nas diferentes áreas do conhecimento relacionado com as potencialidades das diversas regiões das instituições. As universidades consorciadas pretendem ainda criar cursos  de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e em Artes e Design com ciclos complementares profissionalizantes.

Pesquisa e Pós-Graduação
As consorciadas pretendem criar um Centro de Estudos Avançados visando à integração, ao fortalecimento e à expansão da pesquisa e da pós-graduação e a melhoria da inserção internacional da pesquisa brasileira. Pretende-se ainda criar programas de pós-graduação compartilhados em áreas estratégicas e mecanismos de cooperação entre os programas. As universidades também pretendem desenvolver projetos e formação de núcleos de estudos prioritariamente nas áreas de nanotecnologia, bioenergia, biodiversidade, meio ambiente, sustentabilidade, fitoterápicos e educação. Deverão ser criados centros de pesquisa em áreas estratégicas compartilhando infraestrutura de laboratórios.

Extensão e Cultura
A proposta é realizar através de um corredor cultural, a circulação e intercâmbio de grupos e artistas das universidades. Pretende-se também unir esforços para realizar projetos de extensão nas áreas de gestão de resíduos e de ações voltadas para políticas públicas.

Localização geográfica

A iniciativa pioneira da criação do Consórcio das Universidades do Sul-Sudeste de Minas Gerais surge da constatação de que essas instituições apresentam características comuns e complementares que facilitam sua associação.

Uma delas é a localização geográfica próxima e é fator preponderante para a criação do Consórcio, uma vez que esta é a única região do Brasil que possui sete universidades separadas por um raio de cerca de 200 km. Além disso, segundo dados do Ministério da Educação (Mec), todas as instituições oferecem cursos de qualidade, apresentando na graduação um Índice Geral de Cursos (IGC) com valores entre quatro e cinco, e pós-graduação avaliada como excelente pela Capes, inclusive em nível internacional.

A proposta apresentada ao MEC prevê ainda uma estrutura administrativa para o Consórcio.

Instituições de incentivo à pesquisa e empresas já demonstraram interesse em financiar programas e projetos compartilhados pelas universidades consorciadas.

Os reitores das Universidades e as áreas em que atuaram como coordenadores na preparação da proposta.

Luiz Cláudio Costa- UFV- Coordenação geral
Paulo Márcio de Faria e Silva – UNIFAL- MG - Graduação