Estudantes da UNIFAL-MG criam rede de proteção com a PM via aplicativo WhatsApp

Ferramenta alerta sobre atividades suspeitas nas proximidades da sede da Universidade

Com o alto índice de ocorrências de furtos e roubos em Alfenas, sobretudo, próximos à sede da UNIFAL-MG, os estudantes criaram a “Rede de Universitários Protegidos” via aplicativo WhatsApp, para alertar colegas e informar também policiais sobre pessoas suspeitas, e crimes na região.

O projeto de implantação do canal de acesso direto com a Polícia Militar é uma iniciativa do vereador Waldemilson Bassoto, que apresentou a proposta na UNIFAL-MG, na sexta-feira, 26/02, durante encontro da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) com os calouros, do qual participaram também representantes da PM e da Guarda Municipal.

Conforme o parlamentar, a rede é semelhante a outros programas da Polícia Militar, como a Rede de Vizinhos, Rede de Comércio Protegido e Rede de Postos Protegidos.

Durante a apresentação do canal na Universidade, o major Geraldo Magela explicou que o acompanhamento da comunicação do grupo, possibilitará uma conduta preventiva e maior proximidade entre os estudantes, a PM e a Reitoria. O major aproveitou a oportunidade para orientar os estudantes sobre algumas medidas de segurança, como cuidados ao chegar e ao sair da sede, e informou ainda, sobre o policiamento ostensivo nos arredores da UNIFAL-MG, para garantir mais segurança para quem chega e sai da Instituição.

A Rede de Universitários foi repercutida em reportagem divulgada pela EPTV, na quarta-feira, 02/03. Uma equipe da emissora esteve na Instituição conversando com os estudantes e também com a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, sobre estratégias para aumentar a segurança no entorno da sede da UNIFAL-MG.

Vale lembrar que a tecnologia tem sido uma forte aliada dos universitários na prevenção contra assaltos. Em setembro de 2014, os estudantes adotaram o aplicativo ONDEFUIROUBADO. Por meio da ferramenta, os universitários avisavam os colegas sobre as ruas mais perigosas e registravam os horários em que tinham sido vítimas de assaltos.

Além das ações realizadas em parceria com a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal, a Universidade também instalou pontos de holofotes em prédios da Instituição, que estão voltados para as vias externas, o que contribuiu para a iluminação das ruas que dão acesso à UNIFAL-MG. A Universidade adquiriu também câmeras de segurança que estão sendo instaladas em pontos estratégicos, com o objetivo de assegurar o monitoramento das ruas adjacentes e reforçar a segurança da comunidade universitária da Instituição.

Para participar da Rede de Universitários, os estudantes devem adicionar o número do grupo do WhatsApp, administrado pelo vereador Waldemilson: (35) 98468-9918.

Confira a reportagem da EPTV sobre a rede, na íntegra:

Reportagem também disponível na página do G1 Sul de Minas, link: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/jornal-da-eptv/videos/t/edicoes/v/estudantes-da-unifal-criam-rede-com-a-policia-para-evitar-assaltos-proximo-ao-campus/4854341/