Estudantes da Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira visitam exposição itinerante na UNIFAL-MG

Versão para impressãoEnviar por email

Cerca de 200 alunos prestigiaram mostra sobre o escritor Carlos Drummond de Andrade

Nesta segunda-feira, 15/04/2013, a exposição itinerante "Drummond, testemunho da experiência humana" aberta na UNIFAL-MG, recebeu a visita não apenas da comunidade universitária, como também de estudantes da Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira de Alfenas.

Cerca de 200 alunos do 2º ano do Ensino Médio passaram pelo hall do auditório Dr. João Leão de Faria, onde foram expostos painéis sobre a obra de Carlos Drummond de Andrade. Em seguida, os visitantes prestigiaram ainda, um videodocumentário sobre o escritor.

A EXPOSIÇÃO

Integrante do Projeto Memória, que é promovido pela Fundação Banco do Brasil, Petrobrás, Associação dos Amigos da Casa de Rui Barbosa e Ministério da Cultura, a mostra percorre aproximadamente 800 cidades brasileiras, sempre destacando uma personalidade do país. Desde a criação em 1997, já homenageou Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Juscelino Kubitschek, Oswaldo Cruz, Josué de Castro, Paulo Freire, Nísia Floresta, João Cândido Felisberto e Marechal Rondon.

A passagem pela Universidade, aconteceu através de uma parceria entre a Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS e a Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG, o que segundo a pró-reitora, Profa. Maria de Fátima Sant’Anna, resulta em benefícios para comunidade. “A PROEX está sempre aberta a parcerias que objetivam o desenvolvimento social e humano dos indivíduos”, comenta.

De acordo com produtor cultural da UNIFAL-MG, Ivanei Salgado, a expectativa da exposição era despertar nos visitantes, o gosto pela obra de Drummond e pela literatura em geral. “O escritor é um dos mais importantes da língua portuguesa, a leitura de sua obra desperta o senso crítico para questões do cotidiano e garante momentos de entretenimento”, ressalta, adiantando que ainda neste ano de 2013, a PROEX irá promover diversas outras ações culturais na Universidade.

DRUMMOND

Carlos Drummond de Andrade nasceu em 1902, em Itabira-MG. Em 1925, formou-se em Farmácia pela Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte. Na carreira profissional dedicou-se ao serviço público e como chefe de seção da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPHAN) aposentou-se em 1962. Colaborou com diversos jornais e publicou mias de 40 livros.  Em 1987, foi homenageado com o samba-enredo “No reino das palavras” pela escola de samba Estação Primeira de Mangueira, vencedora do Carnaval Carioca de 1987. O poeta faleceu em 17 de agosto do mesmo ano.

Galeria

Por: Ana Carolina Araújo
Jornalista da Assessoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Alfenas

Informações: Ivanei Salgado, produtor cultural da UNIFAL-MG