Evento na UNIFAL-MG aborda os "Cem Anos da Revolução Russa"

Professores de diversas áreas do conhecimento apresentaram suas análises

O Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL da UNIFAL-MG, realizou em outubro, o evento "Cem Anos da Revolução Russa: múltiplos olhares", que integrou um conjunto de discussões realizadas nas principais universidades do país.

Durante os quatro dias de evento (de 16 a 19/10), alunos, professores e membros da comunidade alfenense se reuniram para debater a importância, o legado e os limites da Revolução, assim como realizar críticas aos seus encaminhamentos. Foram quatro mesas-redondas, com as temáticas “História e Legado”, “Os sujeitos da Revolução”, “Artes e Literatura na Rússia” e “Ciência e Educação na União Soviética”, e também um minicurso “Lênin e a revolução”. Os participantes tiveram a oportunidade de prestigiar ainda, sessões e debate de três filmes: “Encouraçado Potemkin”, “A dor dos outros” e “Adeus, Lênin”.

Conforme os organizadores, professores Marta Gouveia de Oliveira Rovai e Marcelo Hornos Steffens, o fato histórico, com marco simbólico de 1917, continua a produzir efeitos políticos, debates e novos eventos ainda hoje, fato que explica a realização dos debates também na UNIFAL-MG. "A partir Revolução Russa muitas outras revoluções ocorreram, durante o século XX, em países do mundo todo. Seu processo histórico, encaminhamentos e divisões políticas encontraram e ainda encontram ressonância em formas de se pensar o capitalismo e na organização de partidos, organizações e movimentos políticos e culturais. Intelectuais de todo mundo e do Brasil se articulam hoje para repensar a importância dessa revolução, um marco divisor político que levou à bipolarização do mundo e que mantém conflitos, consensos e dissensos à esquerda e à direita. Diante da importância de tal evento, a Universidade Federal de Alfenas não poderia permanecer à parte do debate", apresentaram.

O evento reuniu pesquisadores convidados da Unicamp e da UNIFAL-MG, campus Varginha, assim como professores de diferentes áreas da Universidade, que apresentaram análises a partir de diversos campos do conhecimento tais como História, Ciências Sociais, Literatura, Arte, Cinema, Biologia, Física, Psicologia, Pedagogia e Geografia, com ampla participação do público.

Galeria de imagens

Com informações: Marta Gouveia de Oliveira Rovai, professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras, da coordenação do evento
Fotos: arquivo pessoal da organização do evento