Campus Varginha recebe exposição sobre Oneyda Alvarenga

Versão para impressãoEnviar por email
Homenagem à varginhense faz parte do Projeto | Nômades: Circuito Cultural de Exposições

No período de 11 a 23/08,  o campus Varginha da UNIFAL-MG recebe a exposição "Oneyda Alvarenga & Eu - Seu tempo, sua busca, sua obra", primeira exposição do Projeto | Nômades: Circuito Cultural de Exposições Ela, Ele & Eu.

A mostra é uma homenagem a uma mulher brasileira, mineira e varginhense, pesquisadora, ensaísta, folclorista, poetisa, musicista e etnóloga, à frente de seu tempo e que fez diferença na divulgação da riquíssima e diversificada cultura nacional, por meio do registro sonoro e divulgação de músicas, rituais, e outras manifestações daquele período, tijolos essenciais na construção da memória, garantindo às futuras gerações uma base segura para a construção da identidade cultural de nosso povo.

Com seu trabalho como diretora da Discoteca Pública Municipal de São Paulo, a convite de Mário de Andrade, tornou-se a organizadora da instituição, hoje localizada no Centro Cultural São Paulo e que conta com reconhecido e riquíssimo acervo musical.

De acordo com as curadoras Anita Regina Di Marco e Vanessa CTReis, espera-se que o visitante encontre o estímulo inicial para conhecer, apropriar-se, internalizar, divulgar e preservar o conhecimento e a obra de um personagem real, utilizando-o ainda como fonte de reflexão, questionamento e inspiração para sua própria atuação na vida. Pretende-se despertar o interesse, a curiosidade e o prazer pelo aprendizado puro e pela inserção crítica do novo na cultura individual e cidadã do observador. Pretende-se formar público e instigar o pensamento para apreciação crítica de ações semelhantes.

As curadoras

Anita Regina Di Marco é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1976), com especialização em Preservação do Patrimônio Cultural Arquitetônico pelo ICCROM (Itália), entidade vinculada à UNESCO. Tradalhou no Departamento do Patrimônio Histórico e na Secretaria Planejamento de São Paulo (1978-1987). Foi colaboradora e editora da seção de publicações da revista Projeto e Projeto&Design e é colaboradora de outras publicações especializadas em arquitetura. Trabalhou como arquiteta na Prefeitura Municipal de Varginha, MG, colaborando na elaboração (1991-2) e revisão (2006) do Plano Diretor Municipal de Desenvolvimento Urbano. Foi sócia-diretora da empresa Verbo Criar Comunicações, especializada em pesquisa, desenvolvimento d projetos e publicações sobre o patrimônio cultural e arquitetônico. Tradutora, bacharel em Inglês pelo Centro Universitário do Sul de Minas (1984), possui especialização em tradução, tendo realizado várias versões e traduções especialmente, mas não exclusivamente, na área de arquitetura.

Vanessa CTReis é fotógrafa e artista visual, com especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação (2010) e Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas na Universidade de Brasília (UnB-2008). De forma híbrida e instigante, suas obras mesclam fotografia, desenho, pintura e tecnologia digital. Seus trabalhos e exposições estão presentes nos mais variados salões, como 3º Salão de Outono da América Latina – São Paulo (SP 2015) e em salões de Nova York, Helsinque, Viena, Lisboa, Paris, etc. Exposição individual Vagando em Versus | Fotografia Autoral, no Estúdio Vanessa CTReis e na Casa da Cultura, Varginha, Brasil (2014). Com Anita Di Marco realizou exposição fotográfica ‘O que não se percebe: Um novo olhar sobre o Theatro Capitólio’, (Varginha-2011 e 2013). Desde fevereiro de 2008, ocupa a cadeira 05 da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências.

Galeria de imagens

Informações: Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG