Festival de Artes e Interações Sociais de Alfenas é destaque no "Alfenas Hoje"

O portal de notícias "Alfenas Hoje" destacou no dia 21/08/2014, a realização do primeiro Festival de Artes e Interações Sociais de Alfenas que será realizado entre os dias 2 e 7 de setembro.

Confira na íntegra:

1˚ edição de Festival de Artes e Interações Sociais de Alfenas será realizada em setembro

A agenda cultural do Sul de Minas vai ser aquecida com a realização da primeira edição do Festival de Artes e Interações Socioculturais de Alfenas (Faisca). O projeto vai oferecer oficinas e espetáculos nas áreas de música, teatro, dança, cinema, artes plásticas, fotografia e literatura no período de 2 a 7 de setembro, em Alfenas.

A iniciativa do festival partiu da Pró-Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG (Universidade Federal de Alfenas) e conta com a parceria da prefeitura de Alfenas por meio das secretarias de Educação e de Esporte, Lazer e Juventude, do Coletivo Suavis, do DCE/Diretório Central de Estudantes da UNIFAL-MG e da Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (Facepe).

Segundo o superintendente de Cultura de Alfenas, Ney Lima, as parcerias fomentam a cultura nas comunidades e contribuem para estreitar a relação entre instituições, agentes culturais e comunidade. “Todo o município ganha com isso. Projetos inovadores como o Faisca mantêm viva as diversas formas de expressão cultural da nossa cidade”, comenta.

A programação do Faisca destaca artistas do Sul de Minas e de outras regiões do país (Foto: Divulgação)

De acordo com o produtor cultural da UNIFAL-MG, Ivanei Salgado, a proposta do Faisca é interagir diversas áreas culturais encarando a arte como transformadora de realidades e não apenas como forma de apreciação. “Pela arte é possível estabelecer uma relação de diálogo com as pessoas e, ao mesmo tempo, expressar sentimentos, emoções, sonhos e anseios”, completa.

A programação do Faisca destaca artistas do Sul de Minas e de outras regiões do país. Além das atividades culturais, o projeto oferece oficina de bioconstrução, que será o início da criação de centro de convivência ecológica na unidade educacional da UNIFAL-MG, no bairro Santa Clara.

As atividades do festival serão realizadas em espaços públicos da cidade e na sede da Universidade Federal de Alfenas. A utilização de equipamentos públicos e o acesso à produção artística de alta qualidade contribuem para o bem-estar e uma maior qualidade de vida a todos.

O projeto enfatiza a importância da articulação entre instituições e do
colaborativismo para promoção da cultura e sustentabilidade (Foto: Divulgação)

Para o universitário Vitor Devechiati, membro do Coletivo Suavis, o Faisca é uma grande oportunidade para inserção de Alfenas e região no circuito cultural nacional, a exemplo de outras cidades que realizam festivais de referência no Brasil. “A grande quantidade de festivais de artes integradas sendo realizados com êxito. É a prova que iniciativas como a do Faisca geram resultados extremamente positivos para a população”, destaca.

A equipe de produção é composta por estudantes e membros da comunidade atuando de forma voluntária. “O Faisca é um sonho coletivo que vem tomando forma e irá se concretizar”, afirma Devechiati.

O Faisca tem o apoio do Café Quetal, Plug Outdoor e Hotel Náutico de Fama. A programação completa pode ser vista no site oficial do projeto CLIQUE AQUI. A entrada nos eventos serão gratuitas.

Link da notícia: http://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=8254