Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 26 de Abril de  2013 – Ano II – Nº 40

Projeto de extensão propõe alternativas para geração de renda e preservação ambiental em pequenas propriedades rurais

12 unidades experimentais foram implantadas em municípios com tradição leiteira no Sul de Minas

Alunos do bacharelado em Geografia da UNIFAL-MG, docente, produtores rurais e técnicos da EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), fazem parte de um projeto de extensão que propõe alternativas para geração de renda e preservação ambiental em pequenas propriedades rurais.

Coordenado pelo Prof. Marcelo Lacerda Rezende, do Instituto de Ciências Exatas da Universidade, com apoio do técnico da EMATER-MG de Alfenas, Marcelo Rodrigues Martins, o projeto tem por objetivo, implantar  unidades experimentais (UE’s) em municípios com tradição leiteira da região Sul de Minas, a fim de adaptar sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) para as realidades locais, recuperando áreas degradadas, intensificando a utilização das pastagens e implementando áreas de proteção em nascentes e, ou, vegetação ciliar.

De acordo com o coordenador, desde o início do projeto em 2011, com a implantação em 12 municípios, bons resultados já foram alcançados, como o reflorestamento de área com mudas de espécies nativas. “Em cada uma das unidades foram implantados dois hectares de piquetes e plantadas cerca de 500 mudas de eucalipto para o sistema ILPF, além de uma área de proteção a nascentes e, ou, margem de córrego. Essa área de proteção foi reflorestada com mudas de espécies nativas”, explica em entrevista por e-mail à Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG, o pesquisador que atualmente se encontra nos Estados Unidos para o pós-doutorado.

Leia mais sobre o projeto

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.