Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 06 de Setembro de 2013 – Ano II – Nº 54

Estruturas de novos prédios do campus Poços de Caldas permitem a integração de várias áreas do conhecimento

O Laboratório das Engenharias e o Prédio do Instituto de Ciência e Tecnologia foram disponibilizados na unidade

Duas novas edificações acabam de ser entregues à comunidade universitária da UNIFAL-MG no Campus Avançado de Poços de Caldas: o Laboratório Interdisciplinar de Ciências das Engenharias e o Prédio do Instituto de Ciência e Tecnologia – ICT.

As estruturas das construções foram desenvolvidas sob medida para adequar às necessidades dos alunos, professores e também das aulas práticas que envolvem experimentos em várias áreas do conhecimento. É o que explicam o coordenador de projetos e obras da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, o arquiteto José Mário Barbosa Alves, e também o diretor do ICT, Prof. Cláudio Antônio de Andrade Lima.

- Laboratório Interdisciplinar de Ciências das Engenharias –

Para que o campus ganhasse um Laboratório Interdisciplinar com características inovadoras, uma equipe da Instituição realizou visitas técnicas à Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e também à Universidade Santa Cecília – Unisanta de Santos-SP, a fim de conhecer as infraestruturas de laboratórios de ensino de graduação dessas universidades para a área de Engenharia, tidas como referências no país.

No laboratório se concentra quatro grandes campos do saber: a dos fenômenos de transportes, a de operações unitárias, de processos químicos /bioquímicos e simulação, e controle de processos.

- Prédio do ICT –

Construído em uma área de 2.700 m², o prédio F da unidade, abriga no primeiro andar, o auditório e também o Centro Integrado de Atendimento ao Discente, onde ficam as coordenações pedagógicas, assessoria pedagógica, assistência estudantil e a secretaria de Extensão. “A gente propôs criar vários ambientes para as reuniões e atendimento aos alunos, para ter um espaço adequado de concentração nas atividades diárias, evitando atendimento em gabinetes”, enfatiza Prof. Cláudio.

As obras deste prédio tiveram início em fevereiro de 2012 e a edificação foi entregue no mês de agosto.

Acompanhamento Odontológico para Gestantes

Odontóloga Daniela Tavares do CIAS/PROGEPE fala sobre a importância do acompanhamento odontológico durante a gravidez

A tendência atual na Odontologia é a ênfase a um atendimento precoce centrado na construção da saúde e valorização do período pré-natal. São muitos os mitos e crenças sobre o atendimento odontológico e gestação. A gestante pode e deve receber um atendimento desde que consciente e adequado a sua condição. O período gestacional representa uma oportunidade única e especial para a prevenção de problemas e educação em saúde.

Acesse orientações

Projeto Madrigal Renascentista da UNIFAL-MG conquista prêmio em Concurso Internacional de Corais

Grupo foi considerado o melhor da categoria “Vozes Mistas” na terceira edição do evento

Os integrantes do grupo vocal Madrigal Renascentista da UNIFAL-MG - projeto de Extensão da área de Cultura - conquistaram o prêmio de melhor grupo na categoria opcional “Vozes Mistas” no Ameride - Festival e Concurso Internacional de Corais, realizado em São Lourenço, em agosto.

De acordo com a coordenadora do projeto, a servidora técnico-administrativo Maria de los Angeles de Castro Ballesteros (Delô), a pontuação obtida pelo grupo classificou o Madrigal na segunda posição na categoria “Vozes Mistas”, no entanto, nenhum outro coro conquistou a primeira posição, o que conferiu ao grupo o título de melhor coro das Américas, nesta categoria.

"Quero deixar um agradecimento especial a todos que torceram por nós e que, de alguma maneira, contribuíram para que a gente pudesse ir e participar”, ressaltou Delô. Segundo a coordenadora, para participar do concurso, o grupo contou com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – PRACE, da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX da UNIFAL-MG e também do Ministério da Cultura, por meio do Edital de Intercâmbio. “Graças ao apoio desses órgãos foi possível não somente a participação do grupo no Ameride, mas também a manutenção dos integrantes em São Lourenço durante a semana do evento”, destacou.

Leia mais detalhes

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.