Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 01 de Novembro de 2013 – Ano II – Nº 62

Construção de passarela facilitará o acesso entre os prédios “V” e “O” na sede

Estrutura, que ligará os dois prédios, terá 11m de extensão

Uma passarela de acesso entre os prédios “V” e “O” será construída na sede da UNIFAL-MG, para a travessia de alunos, professores, servidores técnico-administrativos e colaboradores terceirizados.

Segundo o coordenador de projetos e obras da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), o arquiteto José Mário Barbosa Alves, o projeto da construção da passarela foi desenvolvido visando facilitar o acesso direto à Biblioteca, localizada no prédio “O”; já que no prédio “V”, além de salas de aulas, localiza-se também a área de vivência, na qual se concentra um expressivo número de pessoas.

“A construção também proporcionará segurança e facilidade para o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida”, comenta o arquiteto.

A expectativa é que em aproximadamente 100 dias, a passarela seja disponibilizada para uso.

Em entrevista para o jornal Estado de Minas, professor da UNIFAL-MG defende métodos alternativos para testes em laboratórios

Prof. Thales Tréz comentou o tema levantado com a polêmica envolvendo os cães da raça Beagle no Instituto Royal

O resgate dos cães da raça Beagle no Instituto Royal em São Roque, no interior de São Paulo, há duas semanas, levantou discussões em todo país, sobre o uso de animais como cobaias de pesquisas científicas para desenvolvimento de produto. Para comentar sobre o tema, o professor do Instituto de Ciência e Tecnologia do campus de Poços de Caldas da UNIFAL-MG, Thales de Astrogildo e Tréz, foi entrevistado pela reportagem do jornal Estado de Minas.

Na matéria “Faltam verbas para aposentar cobaias”, publicada na editoria Nacional, da edição de segunda-feira, 28/10/2013, Prof. Thales declarou ser favorável ao uso de métodos alternativos em laboratórios e defendeu mudanças na legislação para que se dê mais destaque à questão da substituição.

O professor também contestou a afirmação de que o uso de animais em pesquisas é necessário, na matéria “Cobaias em 10 laboratórios”, divulgada na edição de terça-feira, 29/10/2013, na editoria Gerais do jornal. A reportagem destaca que Minas Gerais é o segundo estado com mais instituições autorizadas a fazer testes usando animais como cobaias.

Autor da tese “O uso de animais no ensino e na pesquisa acadêmica: estilos de pensamento no fazer e ensinar ciência”, Prof. Thales tem experiência nas áreas de bioética, métodos substitutivos ao uso de animais no ensino, na pesquisa e na educação ambiental.

Acesse as matérias na íntegra

Palestra sobre relações humanas e valorização dos servidores marca o Dia do Servidor Público na Universidade

Comemoração foi promovida pela Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do CIAS/PROGEPE

Para comemorar o Dia do Servidor Público, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do Centro Integrado de Assistência ao Servidor – CIAS, promoveu na segunda-feira, 28/10/2013, no auditório Dr. João Leão de Faria, uma palestra sobre “Relações humanas no trabalho e valorização do servidor público”, ministrada pelo professor da Instituição, Paulo César de Oliveira.

Durante a abertura, o reitor em exercício, Prof. Edmêr Silvestre Pereira Júnior, cumprimentou os presentes e parabenizou a Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho do CIAS/ PROGEPE, responsável pela realização do evento. Lembrando que os momentos de confraternização eram mais frequentes na época em que a Universidade ainda era EFOA, Prof. Edmêr falou sobre a importância de promover esses encontros mais vezes na UNIFAL-MG. “Precisamos ter mais instrumentos e maneiras de aproximar as pessoas”, recomendou.

Agradecendo a presença de todos e a iniciativa da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sr. Julio Cesar Barbosa, também falou sobre a importância do momento para a Universidade, oportunidade em que enfatizou o valor dos servidores para a Instituição: “O servidor público cumpre um papel fundamental na nossa sociedade e em nossa Universidade, não é diferente. Além do discente, que é a razão de ser da nossa Universidade, o servidor é o maior bem que a Instituição possui”, destacou.

Na oportunidade, Dr. Evandro Monteiro de Sá Magalhães prestou homenagem ao Prof. Mânio de Carvalho Tibúrcio, diretor da Faculdade de Odontologia, em agradecimento aos anos prestados pelo servidor à Instituição, estendendo a todos os servidores da UNIFAL-MG.

Os servidores participaram ainda de um sorteio de brindes e de um coffee-break oferecido no hall do auditório.

Saiba detalhes da comemoração

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.