Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 08 de Novembro de 2013 – Ano II – Nº 63

 

Pró-reitor de Planejamento da UNIFAL-MG é eleito coordenador nacional do FORPLAD

Escolha de Prof. Tomás Dias Sant’ Ana se deu durante reunião realizada em Dourados-MS, entre os dias 30/10 e 01/11/2013

 

            O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) da UNIFAL-MG, Prof. Tomás Dias Sant’ Ana, foi eleito coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior – FORPLAD, em reunião ordinária realizada na cidade de Dourados-MS, entre os dias 30/10 e 01/11/2013.

            De acordo com o Prof. Tomás, a escolha se deve principalmente pela atuação da Proplan nesse Fórum e também pelas recentes contribuições da UNIFAL-MG que ganharam visibilidade nacionalmente.

            Entre essas contribuições, pode-se citar o fato da Universidade ser indicada como referência na área de Obras pelo Ministério da Educação; os trabalhos realizados pela Proplan sobre o impacto da terceirização no Orçamento das Universidades Federais e o estudo para equalização da relação técnico-aluno - que são destaques no âmbito do Fórum; e ainda, os novos sistemas de comunicação do FORPLAD, como o site desenvolvido pela Proplan, que impulsionou as atividades do Fórum, criando uma nova dinâmica de trabalho entre os participantes.

            “A gestão do Fórum, que agrega pró-reitores de Planejamento e Administração de todas as Universidades Federais do país, é sem dúvida um grande desafio, mas também uma oportunidade de aprendizagem e de abertura ímpares para UNIFAL-MG”, comenta o novo coordenador do FORPLAD.

 

 

Saiba mais detalhes

 

 

Projeto de extensão sobre o “marolo” é um dos 14 finalistas do Prêmio Santander Universidade Solidária 2013

Proposta foi selecionada entre 300 inscritas

 

            O projeto de extensão “Conscientização para a colheita e comercialização corretas do fruto marolo na região do Sul de Minas” da UNIFAL-MG é um dos 14 finalistas da 16ª edição do Prêmio Santander, na modalidade “Universidade Solidária – Edição 2013”, entre 300 inscritos.

            Coordenado pela professora Maria de Fátima Sant’Anna, Pró-reitora de Extensão, o projeto, que pode ser um dos 8 contemplados da categoria que nesta edição destaca o tema “Desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda”, foi avaliado por uma equipe gestora do Prêmio, em visita técnica realizada no dia 29/10/2013 à Universidade.

            De acordo com Profa. Fátima, nessa visita foram feitas reuniões com docentes e discentes da UNIFAL-MG envolvidos no projeto e também com os integrantes da Associação Terra do Marolo de Paraguaçu.

            Profa. Fátima enfatiza que o resultado expressa não apenas a importância dos projetos sobre o fruto, desenvolvidos por professores e alunos da UNIFAL-MG, como também o reconhecimento do quanto esses trabalhos integram ensino, pesquisa e extensão. “Este projeto coroa o que tanto ressaltamos sobre o que é a extensão, já que permite vivenciar a indissociabilidade no ambiente universitário e, ainda, contribuir com a comunidade da nossa região, promovendo educação e conscientização ambiental”, afirma.

            O prêmio busca contribuir com a formação cidadã do futuro profissional e para a inclusão social e econômica das comunidades, a partir do conhecimento gerado na troca entre a pesquisa, o ensino e o saber popular, apoiando projetos de desenvolvimento sustentável com ênfase em geração de renda.

            Sendo premiado, o projeto receberá R$ 100 mil para execução.

            A divulgação dos vencedores será no dia 19/11/2013.

 

 

Leia mais sobre o prêmio

 

 

 

Poços de Caldas sediará  Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa

em 2015

Evento será realizado em parceria com o campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG

 

 

      Poços de Caldas, representada pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, com o apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, do Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau, da Alcoa, da Curimbaba e da Votorantim Metais, sediará a 26ª edição do Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, o ENTMME, que acontecerá no ano de 2015.

      A decisão unânime aconteceu durante a  25ª edição do evento, ocorrida entre os dias 20 e 24/10/2013, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiânia – UFG em Goiânia - GO, oportunidade em que docentes e discentes do curso de Engenharia de Minas da UNIFAL- MG realizaram diversas apresentações.

 

 

 

Leia mais

 

 

Docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas ganha Prêmio CAPES de Tese 2013

Trabalho da Profa. Flávia Chiva Carvalho é considerada o melhor da área no país

 

 

            A professora Flávia Chiva Carvalho da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNIFAL-MG foi a vencedora do Prêmio CAPES de Tese – edição 2013, com o trabalho “Sistemas nanoestruturados mucoadesivos para administração nasal de zidovudina”.

            Desenvolvida na Universidade Estadual Paulista “Julio Mesquita Filho” (UNESP) de Araraquara-SP, sob a orientação das professoras Maria Palmira Daflon Gremião e Rosângela Gonçalves Peccinini, a tese apresenta uma alternativa para a administração de medicamentos em pacientes com AIDS.

            De acordo com a pesquisadora, como os medicamentos utilizados em coquetéis administrados via oral em pacientes com HIV são degradados no organismo, sofrem perdas e ocasionam muitos efeitos colaterais, o estudo buscou propor a via nasal para administrar os fármacos. “Nós pensamos em trocar a via oral porque a via nasal é comparável à via injetável, a medicação não passa pelo sistema gastrointestinal”, explica, comentando que somente 50 ou 60% dos antirretrovirais chegam à corrente sanguínea na administração oral.

            Comentando sobre a contribuição do estudo para o tratamento da doença, Profa. Flávia enfatiza: “Como hoje em dia o tratamento da AIDS não é perfeito, a alternativa se apresenta como uma maneira de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, já que a cura ainda não foi descoberta.”

            O Prêmio CAPES de Tese  é outorgado para a melhor tese de doutorado selecionada em cada uma das 48 áreas do conhecimento reconhecidas pela CAPES nos cursos de pós-graduação reconhecidos no Sistema Nacional de Pós-Graduação. Constitui-se de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado, além de distinção aos respectivos orientadores, coorientadores e programas de pós-graduação nos quais as teses foram defendidas.

 

 

Leia mais

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.