Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 29 de Novembro de 2013 – Ano II – Nº 64

Projeto submetido pela UNIFAL-MG à FINEP receberá mais de R$ 2,5 milhões

Valor aprovado na Chamada 2013 é o maior em toda história da Instituição

A FINEP divulgou no dia 21/11, o resultado final da CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/CT-INFRA 01/2013, na qual o projeto submetido pela UNIFAL-MG foi contemplado em mais de R$ 2,5 milhões, o maior valor aprovado em toda história da Instituição.

O edital apoia projetos de implantação, modernização, ampliação e recuperação de infraestrutura física de pesquisa em universidades e instituições públicas de Ensino Superior e Pesquisa.

Dois subprojetos foram aprovados. Um dos subprojetos, no valor de R$ 1,4 milhão, contemplará a construção (obra de 1.000 m²) do Centro de Biologia Experimental da UNIFAL-MG na Unidade Educacional do bairro Santa Clara, em Alfenas.

O segundo subprojeto, no valor de R$ 1,1 milhão, possibilitará a implantação do Centro de Estudos e Aplicação de Materiais para Remediação Ambiental no Campus Avançado de Poços de Caldas.

A avaliação de mérito realizada pela FINEP engloba critérios como adequação ao PDI institucional, a Qualificação e competência da(s) equipe(s) científica(s) beneficiada(s) pela implantação da infraestrutura em cada subprojeto e a Qualificação dos cursos de pós-graduação vinculados ao subprojeto.

Veja o histórico de recursos captados por meio das Chamadas CT-INFRA

NTI alerta sobre e-mails falsos encaminhados em nome da UNIFAL-MG

Usuários devem ficar atentos às recomendações da equipe de Segurança da Informação

A equipe do setor de Segurança da Informação do NTI alerta os usuários do serviço de e-mails da UNIFAL-MG sobre os diversos e-mails falsos que estão chegando em suas caixas postais em nome do NTI.

Trata-se de e-mails maliciosos solicitando informações como nome do usuário, senha de acesso ao e-mail e data de nascimento.

O NTI orienta que estes e-mails devem ser apagados da Caixa Postal. O usuário não deve responder ou clicar nos links enviados no e-mail, pois os mesmos podem conter vírus ou softwares que possuem a finalidade única de capturar e utilizar indevidamente os dados dos usuários da UNIFAL-MG, podendo inclusive, prejudicar e até tornar inoperante todo o serviço de e-mails da Universidade.

“Reforçamos que nenhum membro do NTI solicita senha ou qualquer outro dado pessoal dos usuários da UNIFAL-MG por e-mail ou formulário on-line”, afirma o analista de TI da Instituição, Vitor Renato Alves de Brito.

Exemplo de e-mail malicioso

Mais informações no endereço: http://www.unifal-mg.edu.br/nti/node/70

Projeto da UNIFAL-MG aprovado pelo CNPq beneficiará pacientes com dor lombar crônica na Clínica de Fisioterapia da Instituição

Trata-se do procedimento de Acupuntura para a eliminação da dor

Um projeto sobre Acupuntura na Dor Lombar, desenvolvido por docentes da UNIFAL-MG em parceria com docentes da USP de Ribeirão Preto, beneficiará pacientes com dor lombar na Clínica de Fisioterapia da Unidade Educacional do bairro Santa Clara.

A proposta, desenvolvida sob a coordenação do professor do curso de Fisioterapia da UNIFAL-MG, Marcelo Lourenço da Silva, conta com a participação dos professores Andreia Maria Silva, Daniele Sirineu Pereira e Giovane Galdino de Souza, também da Escola de Enfermagem da Universidade e, ainda, com a parceria dos professores William Alves do Prado, Leonardo Resstel Barbosa Moraes e Josie Resende Torres da Silva, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

De acordo com o coordenador, estudos envolvendo a eletroacupuntura (EA) - que é uma associação da acupuntura e estimulação elétrica no acuponto - indicam bons resultados no manejo da dor lombar. Nesse cenário, insere-se o projeto, que pode ser resumido no estudo da eletroacupuntura como técnica capaz de atuar na eliminação da dor junto ao tratamento farmacológico, possibilitando uma melhoria da habilidade motora e capacidade funcional em pacientes que sofrem de dor lombar crônica. “Este procedimento é muito efetivo já que atua na eliminação da dor, regula e excitação dos nervos e tem influência nos diferentes sistemas do corpo”, explica.

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.