Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 06 de Dezembro de 2013 – Ano II – Nº 65

Transformando conhecimento em bem-estar social: sancionada lei que institui Programa de Manejo da Paracoccidioidomicose

Proposta foi elaborada a partir de estudos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão da UNIFAL-MG

O prefeito municipal de Alfenas, Maurílio Peloso, sancionou no dia 27/11/2013, a Lei nº 4.475, que institui o Programa de Manejo da Paracoccidioidomicose em Alfenas, proposto pelo vereador Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre Waldemilson), a partir de estudos realizados pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão voltado para Paracoccidioidomicose da UNIFAL-MG.

De acordo com o documento, o programa será executado em nível ambulatorial, pelos Programas Saúde da Família (PSF’s), inclusive PSF’s Rurais, com vistas a realizar a prevenção, e garantir o diagnóstico e o tratamento da Paracoccidioidomicose a todos os usuários do Sistema Único de Saúde de Alfenas.

Para o médico pneumologista do Centro Integrado de Assistência ao Servidor - CIAS da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade, Dr. Evandro Monteiro de Sá Magalhães, integrante do Núcleo que realizou a pesquisa e apontou a prevalência do problema na região, a lei vem coroar o trabalho de mais de 3 anos de pesquisa de campo e em laboratório do grupo, transformando a produção científica em bem-estar social. “Isso vem ao encontro daquilo que nós entendemos; que a Universidade é fonte de trabalho e de pesquisa, e que a produção vai ser devolvida em forma de benefício para sociedade”, disse.

Segundo Dr. Evandro, com base legal, o grupo poderá organizar e implantar a política de saúde pública para Paracoccidioidomicose, o que proporcionará a oportunidade de expandir o conhecimento na área médica e social. “A Universidade tem condições de dar suporte científico e de capacitação, e também, de diagnóstico através de laboratório”, afirma, comentando sobre a parceria da UNIFAL-MG com o município.

A intenção é que no início de 2014, o Núcleo se reúna com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e PSF’S, a fim de elaborar o protocolo do programa, para que os profissionais possam saber como realizar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento.

Acesse mais detalhes

UNIFAL-MG recebe menção honrosa do INEP

Homenagem foi concedida pela atuação da Universidade na Rede Nacional de Observadores do ENEM

No dia 30/11/2013, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) homenageou a UNIFAL-MG durante Reunião Técnica de Avaliação da Atuação da Rede Nacional de Observadores do ENEM (REDE-IPFES) 2013, ocorrida na sede do Instituto Federal do Sergipe – IFSE, em Aracaju - SE.

Na oportunidade, esteve presente o professor do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade, Robson Santos de Carvalho, representante da Instituição na Rede Nacional de Observadores do ENEM.

A placa de menção honrosa foi entregue às instituições que integram a REDE-IPFES, em reconhecimento pela atuação na observação da infraestrutura dos locais de aplicação, na capacitação dos aplicadores e da própria aplicação do Exame no ano de 2013. A UNIFAL-MG participa da Rede desde 2011, quando atendeu a Chamada Pública do INEP para sua constituição.

Falando sobre o significado dessa menção honrosa para a Universidade, Prof. Robson declarou: “Acredito que essa homenagem significa que a UNIFAL-MG está no caminho certo no que se refere às políticas públicas de educação superior deste país e, mostra, o seu compromisso e comprometimento com a democratização do acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. É também um sinal de que o INEP reconhece o esforço institucional e o trabalho das pessoas que integram a Rede e o sucesso de seu empenho e dedicação.”

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.