Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 13 de Dezembro de 2013 – Ano II – Nº 66

MEC autoriza funcionamento do curso de Medicina na UNIFAL-MG

Universidade oferecerá 60 vagas a partir do primeiro semestre de 2014

O Ministério da Educação (MEC) autorizou por meio da Portaria 654, de 11/12/2013, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 12/12/2013, a abertura de 560 novas vagas para cursos de Medicina em sete universidades federais do Brasil. A UNIFAL-MG foi contemplada com 60 vagas.

Comentando sobre o que representa o início das atividades do curso na Instituição, o reitor, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, ressaltou: “A autorização para funcionamento do curso de Medicina da UNIFAL-MG representa a consolidação da atuação da Universidade na área da saúde, uma vez que a Instituição já é uma referência no ensino de outros cursos da área, tais como Enfermagem, Farmácia, Odontologia e Nutrição.”

O curso, que terá início no primeiro semestre de 2014, será implantado em Alfenas e por meio de parcerias, contará com atividades práticas nas unidades de saúde de Alfenas e Varginha.

Assim como para os demais cursos de graduação oferecidos pela UNIFAL-MG, também a forma de ingresso no curso de Medicina será via Sistema de Seleção Unificada – SiSU, no qual é utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), obtida pelos candidatos que realizaram a prova em 2013.

Confira a autorização de funcionamento do curso publicada no DOU de 12/12/2013

Nova Reitoria da UNIFAL-MG recebe Moção de Congratulações da Câmara Municipal de Alfenas

Documento é fruto de requerimento do vereador Waldemilson Bassoto

A Câmara Municipal de Alfenas aprovou Moção de Congratulações encaminhada ao reitor da UNIFAL-MG, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, bem como à vice-reitora, Profa. Magali Benjamim de Araújo, escolhidos na consulta à comunidade para o quadriênio (março/2014 a março/2018).

A Moção nº 10/2013, fruto de requerimento de autoria do vereador Waldemilson Gustavo Bassoto (Padre Waldemilson), foi aprovada na reunião realizada no dia 09/12/2013.

No documento, o vereador ressalta o trabalho que o Prof. Paulo Márcio vem realizando à frente da Universidade e a oportunidade de dar sequência às realizações no novo mandato. “O Magnífico Reitor já vinha realizando um belo trabalho à frente do comando da Universidade Federal de Alfenas, e no último dia 04/12/2013, reeleito para o novo mandato, terá a oportunidade de dar sequência as suas realizações em prol do desenvolvimento e do contínuo reconhecimento da Instituição.”

O vereador estende as congratulações para a Comissão Eleitoral pela realização do pleito.

Acesse a Moção aqui

Projeto da UNIFAL-MG sobre descarte e coleta de medicamentos vencidos é destaque na EPTV

Prof. Ricardo Radighieri comentou sobre o tema ao vivo no jornal de terça-feira, 10/12/2013

A edição do Jornal da EPTV da última terça-feira, 10/12/2013, deu destaque ao projeto de lei aprovado na Câmara Municipal de Alfenas, que obriga as farmácias do município a instalarem um coletor de medicamentos vencidos nos estabelecimentos.

O projeto foi elaborado a partir de uma pesquisa coordenada pelo professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Instituição, Ricardo Radighieri Rascado, no contexto da extensão, que teve como objetivo saber como é feito o armazenamento e o descarte de medicamentos em Alfenas. O levantamento apontou que 85,7% de drogarias e farmácias públicas e privadas entrevistadas de Alfenas, não davam um destino adequado aos medicamentos.

Para repercutir a aprovação do projeto aprovado pela Câmara e encaminhado para sanção do prefeito municipal, a repórter da emissora, Cláudia Mourão, esteve na Farmácia Universitária, conversando ao vivo com o professor sobre a pesquisa e os perigos do descarte inadequado destes medicamentos.

Assista na íntegra

Reitor concede entrevista ao portal de notícias “Alfenas Agora”

Entre as questões comentadas, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva falou sobre seu programa de ação para o novo mandato

O reitor escolhido pela comunidade universitária na consulta ocorrida na semana passada, Prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, foi entrevistado pela repórter Patricia de Oliveira do portal de notícias “Alfenas Agora”.

Na entrevista publicada na quarta-feira, 11/12/2013, Prof. Paulo Márcio comentou questões relacionadas ao seu programa de ação para o novo mandato, sobre o papel da Universidade na região e outros temas. “Na política de gestão da UNIFAL-MG merecem destaque a ampliação das ações voltadas para a qualidade de vida dos servidores e as ações relacionadas ao Programa de Assistência Estudantil, que visam apoiar e assegurar a permanência dos estudantes na Universidade”, ressaltou.

Leia a entrevista completa

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.