Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image003.jpg@01CD4D48.1481B000Alfenas, 20 de Dezembro de 2013 – Ano II – Nº 67

 

Sob nova luz: UNIFAL-MG inicia instalação de lâmpadas LED

Sistema de iluminação visa à economia de energia, mais facilidade de manutenção, durabilidade e menor impacto ambiental

 

            A sede da UNIFAL-MG conta com um novo sistema de iluminação pública. Desde o início do mês de dezembro, a Pró-Reitoria de Administração e Finanças – PROAF, por meio do setor de Serviços Gerais, vem substituindo as tradicionais lâmpadas de sódio e mercúrio pelos novos dispositivos de LED.

            O servidor responsável pelo Departamento de Serviços Gerais – DSG, José Antonio Ramos, explica que a instalação desses novos dispositivos busca atender a Instrução Normativa  nº 10 de 12/11/2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, que estabelece práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços na Administração Pública.

            Segundo José Antonio, a partir da normativa, foi elaborado um projeto de compras de luminárias LED visando economia de energia, mais facilidade de manutenção, durabilidade do material e menor impacto ambiental.  “Além da redução de energia, que será de aproximadamente 48%, contaremos também com o conforto iluminotécnica, já que a lâmpada LED permite que você visualize mais pontos que a outra iluminação, por reproduzir mais cores”, enfatiza, explicando que as lâmpadas diminuem os pontos de sombra.

           

 

Saiba mais detalhes

 

Pesquisadores da UNIFAL-MG têm projetos aprovados no Edital Universal da FAPEMIG

Chamada apoiará o desenvolvimento de pesquisas de docentes dos campi da Instituição

 

            A FAPEMIG divulgou na segunda-feira, 22/11/2013, o resultado do Edital Universal. A Chamada, considerada uma das mais esperadas no meio científico do Estado, por oferecer apoio a projetos desenvolvidos em todas as áreas do conhecimento e reunir o maior volume de recursos, contemplou 22 projetos submetidos por pesquisadores da UNIFAL-MG.

            Os recursos captados pelos pesquisadores da Instituição somam mais de R$ 511 mil. Entre os contemplados estão docentes da sede e dos campi avançados em Poços de Caldas e Varginha.

 

 

Leia mais

 

 

Programa Professor Visitante Nacional Sênior da CAPES seleciona pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisas na UNIFAL-MG

Instituição receberá dois visitantes

 

            A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou no dia 09/12/2013, o resultado da seleção para o Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS). Essa Chamada selecionou 59 docentes que atuarão em todas as regiões do Brasil na realização de estudos ou pesquisas de alto nível em instituições federais de ensino superior.

            Entre os selecionados para o programa estão os professores Antônio Marciano da Silva (Área - Engenharias) e Herminia Yohko Kanamura (Área – Ciências Biológicas) que desenvolverão pesquisas nos campi da UNIFAL-MG em Poços de Caldas e Alfenas, respectivamente.

 

Mais informações

 

Projeto de Extensão "Crescendo Consciente" ganha notoriedade nacional

Trabalho foi premiado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas

 

            O projeto de Extensão "Crescendo Consciente" da UNIFAL-MG, coordenado pelos professores Cristiane da Silva Marciano Grasselli, Érika de Cássia Lopes Chaves e Denis da Silva Moreira, foi premiado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, do Ministério da Justiça - MJ, por meio da Associação Mário Tannhauser de Ensino, Pesquisa e Assistência – AMTEPA, que lançou em outubro, o Edital 001/2013 para Premiação de Pesquisadores, Trabalhos Científicos e Trabalhos de Extensão da temática crack e/ou outras drogas.

            Encaminhado pelo Centro Regional de Referência sobre Drogas (CREFAL), o projeto obteve êxito na seleção e foi o trabalho de extensão  premiado entre os  52 Centros Regionais de Referência brasileiros, recebendo a importância em dinheiro equivalente a R$ 3.000,00 e o reconhecimento nacional pela comunidade científica brasileira e pesquisadores internacionais presentes no evento de premiação “III Seminário Internacional da Rede de Pesquisa sobre Drogas”, realizado entre os dia 25 e 27 de novembro na cidade de João Pessoa-PB.

 

 

Saiba mais

 

 

 

 

 

Em dia com a UNIFAL-MG é uma publicação digital desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Alfenas, atualizada periodicamente.

Jornalista Responsável: Ana Carolina Araújo | MTB-MG 09980

Caso queira cancelar o recebimento, envie a palavra CANCELAR em Assunto para boletim.ascom@unifal-mg.edu.br.