Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIFAL-MG em fase de finalização

Em reunião, representantes das unidades foram convidados a contribuírem com a versão final do documento

Na sexta-feira, 29/06/2012, dirigentes e representantes de unidades acadêmicas e administrativas da UNIFAL-MG participaram de uma reunião na sede, que abordou a finalização do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.

Com o objetivo de apresentar o resultado das discussões e trabalhos realizados pela Comissão do PDI, o presidente do grupo, Prof. Gabriel Gerber Hornink, propôs que para concluir o Plano, os participantes também contribuíssem revisando os objetivos e metas, antes do documento final ser encaminhado para apreciação do Conselho Universitário – Consuni.

Ao explicar o desenvolvimento do PDI, Prof. Gabriel comentou que a Comissão construiu uma matriz, a qual foi dividida em 5 áreas estratégicas para serem trabalhadas na universidade: Ensino, Pesquisa, Extensão, Qualidade de Vida e Gestão Universitária. Dentro de cada uma dessas áreas, foram propostos 2 objetivos e metas a serem alcançados pela instituição até o ano de 2015. “De algum modo as metas e objetivos têm que ter a ver com a missão”, afirmou ao ler a missão proposta na versão final do Plano da UNIFAL-MG: “Promover a formação plena do ser humano com base nos princípios da reflexão crítica, da liberdade de expressão, da solidariedade nacional e internacional, comprometendo-se com a justiça, a inclusão social, a democracia, a inovação tecnológica e a sustentabilidade socioambiental, gerando, sistematizando e difundindo o conhecimento.”

Dirigentes e representantes que participaram da reunião terão até a semana que vem para discutirem em suas unidades e retornarem à Comissão, com sugestões de melhorias ao documento.

O PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o instrumento de planejamento e gestão que considera a identidade da UNIFAL-MG no que diz respeito a sua filosofia de trabalho, a missão a que se propõe, os seus valores e a sua visão de futuro, materializados nos objetivos estratégicos e suas respectivas metas.

Este deve ser resultado do trabalho da comunidade acadêmica e possibilitar a orientação das atividades desenvolvidas na instituição.

Seu desenvolvimento é periódico, geralmente a cada 5 anos, e o mecanismo para sua construção parte de um processo de avaliação (passado e presente) e planejamento com foco no futuro, traçando diretrizes para seu desenvolvimento acadêmico, organizacional e físico.