História da UNIFAL-MG é contada com humor no Museu da Memória e Patrimônio

Exposição dos 10 anos ganha formato dinâmico na apresentação deste sábado, 19/03, às 18h

Utilizando o humor, bolsistas do curso de História e voluntários do Museu da Memória e Patrimônio criaram uma dinâmica diferenciada para apresentar a exposição “Construindo e Consolidando uma Universidade: 10 Anos de UNIFAL-MG", agendada para este sábado, 19/03.

Para conduzir os visitantes pela amostra, a organização propôs homenagear personagens importantes da história da Instituição, como o fundador, Prof. Dr. João Leão de Faria, e destacar alguns fatos marcantes envolvendo os cursos implantados nesses 10 anos de transformação. “Vamos dar vida para pessoas que estão nas fotos, para que elas expliquem como era, por exemplo, ter aula naquela época e naquele prédio antigo”, revela a bolsista Marina Loureiro, aluna do curso de História.

A apresentação lúdica tem por objetivo chamar a atenção de públicos diversificados. “A ideia de fazer uma remodelação da exposição e da apresentação é tentar atingir todas as idades em uma mesma abordagem, por isso, nós optamos por essa forma mais lúdica e dinâmica”, conta Carolina Prinholato Ricciopo, acadêmica do curso de História, também bolsista do Museu da Memória e Patrimônio.

Além do caráter atrativo da exposição, o clima de suspense também é alusivo ao projeto de visitação no qual a amostra está inserida “Uma Noite no Museu”, que acontece no penúltimo sábado do mês e reúne outros projetos como o Macrocélula, que propõe uma nova forma de conhecer a estrutura celular aos estudantes das escolas do Ensino Médio e Fundamental em uma sala temática; e o EducAmbiental Animal, que estreia no Museu de História Natural também neste sábado, com exposições do material da coleção didática de animais taxidermizados, ambientados em um espaço simulando a natureza.

A exposição “Construindo e Consolidando uma Universidade: 10 Anos de UNIFAL-MG" foi originalmente aberta em 2015, reunindo no acervo, dados dos cursos já existentes antes da expansão, materiais dos cursos criados na última década e uma linha do tempo contando os 10 anos de transformação em universidade.

“Diferentemente da maioria das universidades criadas pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a UNIFAL-MG já possuía não só uma trajetória prévia, mas também um aporte estrutural que lhe permite ser uma instituição de referência mesmo tendo apenas 10 anos”, descreve a diretora do Museu da Memória e Patrimônio, Luciana Menezes de Carvalho.

Prestigie!

Sábado, 19/03, a partir das 18h, no Museu da Memória e Patrimônio, localizado à Praça Emílio da Silveira, nº 14.

Confira também fotos dos projetos "EducAmbiental Animal" e "Macrocélula" que compõem a visitação "Uma Noite no Museu"