Homenagem promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais à UNIFAL-MG é destaque no Alfenas Hoje

A homenagem feita pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais à UNIFAL-MG pelo seu centenário é destaque no portal de notícias "Alfenas Hoje", no dia 26/04/2014.

Confira na íntegra:

Assembleia Legislativa de MG promove homenagem a Unifal pelo centenário

“A educação de qualidade é, sem dúvida, uma das marcas mais importantes de uma nação desenvolvida. Por acreditar nisso, a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) vem contribuindo de maneira vigorosa e decisiva com o ensino brasileiro”.

Esses dizeres se encontram impressos na placa que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) entregou ao reitor da Instituição, durante a homenagem realizada em reunião especial do plenário na manhã de sexta-feira (dia 25), que celebrou os 100 anos de fundação da Universidade. A realização da homenagem foi adiantada pelo Alfenas Hoje na semana passada.

Originalmente Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), a UNIFAL-MG foi fundada em 3 de abril de 1914. Em 1960, a Instituição foi federalizada e, em 1972, foi transformada em autarquia de regime especial, o que favoreceu a implantação do curso de Enfermagem e Obstetrícia (1977). Em 2005, já com uma ampla variedade de cursos, a Instituição foi transformada em universidade federal, figurando atualmente entre as mais conceituadas do Brasil.

O reitor

Orgulhoso com o reconhecimento, o reitor da UNIFAL-MG, Paulo Márcio de Faria e Silva, agradeceu ao parlamento mineiro pela lembrança. Para ele, assim como outras instituições do Estado, a Universidade Federal de Alfenas é “um patrimônio vivo de Minas Gerais, uma das instituições que representam o que há de melhor no Brasil em ensino, pesquisa e extensão, sempre figurando entre aquelas com melhor desempenho nos critérios de avaliação”

A sessão de homenagem foi no plenário Presidente Juscelino Kubitschek,
no Palácio da Inconfidência, em BH (Foto: Ricardo Barbosa/ALMG)

Ao ressaltar o alto padrão de qualidade das instituições federais do Estado, o reitor lembrou a influência da qualificação dos profissionais. Além do reitor, também saudaram a homenagem a pró-reitora de administração e finanças da UNIFAL-MG, Vera Lúcia de Carvalho Rosa, e a representante dos ex-alunos da Instituição, Carolina Silva Castro.

Importância

O autor do requerimento para realização da reunião, o deputado Pompilio Canavez (PT) congratulou a Instituição pelo centenário, enfatizando que a UNIFAL-MG é um dos mais importantes núcleos de ensino e pesquisa de Minas Gerais, com grande influência no desenvolvimento social, cultural e cientifico do Estado no século XX.

Servidores da UNIFAL-MG acompanharam a homenagem em BH (Foto: Ricardo Barbosa/ALMG)

“A partir de 2005, a Instituição ganhou status de universidade federal, ampliando o seu legado por meio de especializações, mestrados e doutorados, sempre com qualidade. Os diretórios acadêmicos da UNIFAL-MG contribuíram para a democracia, fomentando importantes lideranças para o Estado e o País. É ainda pioneira na implantação do Enem como instrumento de admissão. Neste mês, a Instituição completa cem anos, mas em plena juventude e crescimento, desenvolvendo-se junto com o Brasil”, elogiou o deputado.

Pompilio leu uma nota do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PP), na qual é destacada a excelência da Instituição. No texto, Pinheiro enfatiza que, embora tenha iniciado na área da saúde, atualmente a Instituição oferece mais de 30 cursos, em variados campos do conhecimento, todos com a mais alta qualidade.

Na sequência, Carolina Silva Castro (representante dos ex-alunos da Unifal), o deputado Pompilio Canavez (PT), o reitor Paulo Márcio de Faria Silva e a pró-reitora de administração e finanças da Universidade, Vera Lúcia de Carvalho Rosa (Foto: Ricardo Barbosa/ALMG)

A redação ainda destaca a ampliação geográfica da universidade, que, em 2014, ganhou unidades em Poços de Caldas e Varginha (ambos no Sul de Minas). O presidente da ALMG também lembrou os mestrados e doutorados recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), além do pioneirismo do programa voltado para a terceira idade.

Outras celebrações

Além da homenagem na Assembleia, o centenário também está sendo comemorado na própria Instituição, com uma série de eventos ao longo de todo o mês. Na programação, há sessão solene e baile de gala, encontros de ex-alunos, Congresso Científico-Cultural, missa e culto evangélico, shows e exposições. Consulte detalhes das comemorações do centenário no site da Instituição.

Link original da notícia: http://www.alfenashoje.com.br/noticia.asp?id_noticia=7652