Ministro da Educação inaugurou campus avançado da Unifal-MG em Poços de Caldas

O ministro da Educação, Fernando Haddad, inaugurou, segunda-feira (25), o campus avançado da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), na cidade de Poços de Caldas.

A solenidade contou com a presença do reitor da UNIFAL-MG, Paulo Márcio de Faria, do prefeito da cidade, Paulo César Silva, da diretora pro tempore do campus de Poços de Caldas, Maria de Fátima Sarkis, e da representante discente, Maria Eurenice Rocha, além de autoridades políticas, servidores da instituição e acadêmicos presentes.

O campus avançado conta como uma infra-estrutura, com 6.000 m2 de área construída, projetada para atender as necessidades do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) que permite a posterior formação para as Engenharias: Ambiental e Urbana; Química e de Minas.
Em seu discurso o reitor da universidade dirigiu palavras de incentivo ao trabalho desempenhado pelo Ministro da Educação, em forma de agradecimento pelo apoio dado, principalmente a UNIFAL-MG, e salientou que o crescimento no ensino superior é parte integrante do crescimento e desenvolvimento do país e também da região sul mineira.

Haddad em seu discursou mostrou, de forma generalista, o crescimento da educação superior em todo o país. Em relação à UNIFAL-MG, o ministro, discorreu sobre o número crescente de vagas que tem benefício direto no desenvolvimento de toda região “A UNIFAL-MG teve um aumento no número de vagas de 1300, para mais de 4000 hoje, e em 2012 serão mais de 7000. Então não é possível deixar de citar o esforço, da comunidade acadêmica, em prol do desenvolvimento da educação”.

Esse processo de interiorização das Ifes, contemplou mais de 200 cidades no Brasil, que receberam um campus universitário, e o interior oferece condições melhores de ensino se comparados com os dos grandes centros, pois, não há trânsito, a violência é menor e o tempo de dedicação dos alunos aos estudos é maior.

O ministro salientou, ainda, que os investimentos em educação continuarão e o congresso já recebeu o orçamento para 2011 da ordem de 1,4 bilhões, para conclusão das obras do Reuni em todo o país, e a realização de mais 3500 concursos públicos já programados.

Estrutura do campus avançado
O campus avançado de Poços de Caldas foi criado com recursos provenientes do Programa Reuni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) e o investimento inicial foi de aproximadamente seis milhões de reais. O início das aulas ocorreu em março de 2009, em espaço provisório, até a conclusão das obras que ocorreu em agosto de 2010. São ofertadas 264 vagas por ano e, atualmente, possui 487 alunos matriculados, 37 docentes e 17 técnicos administrativos.
A implantação do campus de Poços de Caldas, além das atividades acadêmicas do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, prevê a instalação de uma incubadora de empresas, focada no setor tecnológico, e também de um programa de pós-graduação, nível mestrado, em Engenharia de Materiais, que já está em processo de avaliação pela Capes.